1 de fevereiro de 2012

Alívio (Pão Diário 01/02/12)

Leitura Bíblica: Salmo 23.1-6
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.
Versículo em destaque:
"Refrigera-me a alma, guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome." (Sl 23.3)

Mensagem do dia
O jeito foi tomar banho. Sob quase 30 graus e com tempo abafado, começava a me sentir bem mal, e o banho foi bom. Com a água do cheveiro refrescando minha cabeça por fora, dentro dela surgiu o versículo que você vê em destaque.

Ele faz parte da nossa leitura de hoje, um dos mais famosos capítulos da Bíblia, que muitos sabem de cor e, mesmo sem serem cristãos ou judeus, admiram por sua beleza poética. O tal versículo, porém, muitas vezes é lido apenas como ponte entre os dois mais lembrados do salmo: o primeiro e o quarto (confira). Todavia, quando as coisas esquentam ao nosso redor, nada como algo que nos refresque. E o que será que refrescaria a alma?

Antes de tudo, o salmo fala do cuidado de Deus com a nossa vida - de pastos verdes e águas tranquilas, tudo o que uma ovelha possa desejar. É verdade que nem sempre as circunstâncias são favoráveis, e o próprio salmo lembra isso mais adiante, ao falar em andar por um "vale de trevas e morte", mas em cada um desses momentos o Pastor vai junto, a não ser que resolvamos dugir dele, claro! O escritor do salmo não fala apenas do alívio dado por Deus, mas também constata que somos guiados por "veredas" da justiça". O que será isso?

Ao observar tudo o que ocorre de injustiças ao nosso redor, muitas vezes nos arrastando para dentro do esquema, fazendo-nos praticar o mesmo, nem que seja em legítima defesa, repare no refrescante alívio que será caminha na companhia de Deus em "veredas da justiça", isto é, sabendo que não só ele mesmo cuidará para não sucumbirmos na injustiça que tenta atropelar-nos, mas também habilitando a nós mesmo a proceder com justiça e assim conquistar paz de espírito. Que tal passar a andar pelo caminho da justiça na companhia do Grande Pastor? Não seria um bom programa? Afinal, "justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm 5.1).

(texto de RK)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...