24 de fevereiro de 2012

Suficiência (Pão Diário 24/02/12)

Leitura Bíblica: Isaías 28.16-20
Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.
E regrarei o juízo pela linha, e a justiça pelo prumo, e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas cobrirão o esconderijo.
E a vossa aliança com a morte se anulará; e o vosso acordo com o inferno não subsistirá; e, quando o dilúvio do açoite passar, então sereis por ele pisados.
Desde que comece a passar, vos arrebatará, porque manhã após manhã passará, de dia e de noite; e será que somente o ouvir tal notícia causará grande turbação.
Porque a cama será tão curta que ninguém se poderá estender nela; e o cobertor tão estreito que ninguém se poderá cobrir com ele.
Versículo em destaque:
"A nossa capacidade vem de Deus." (2Co 3.5)

Mensagem do dia
Como pode um povo que se chama "de Deus" colocar-se contra ele? Aconteceu com Israel ao rejeitar as mensagens do profeta Isaías. A leitura de hoje refer-se a um caso em que Israel quis aliar-se com uma nação pagã para não sofrer uma possível invasão e cativeiro. Com ironia, Isaías descreveu o resultado desses plano: "A cama é curta demais para alguém deitar-se, e o cobertor é estreito demais para ele cobrir-se". Suas projeções e planos independentes não alcançavam o êxito desejado. Obstinados, sempre rejeitavam os conselhos de Deus, preferindo um "cobertor" que os deixava desprotegidos.

No fundo, os planos puramente humanos são sempre insuficientes - o cobertor é sempre estreito demais, "pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são meus caminhos" diz Deus em Is 55.8. O caminho certo é descobrir os pensamentos de Deus. A leitura diária da Bíblia é fundamental para isso. Ela revela Cristo, o caminho verdadeiro (Jo 14.6). A Bíblia também instrui o cristão na luta contra a natureza rebelde a Deus que herdou de Adão. A "natureza velha" leva a pessoa a ideias contrárias às de Deus. Os conselhos humanos são insuficientes para resolver todos os problemas na família, na profissão, ou no dia-a-dia da vida  com seus imprevistos. Também a igreja precisa de pessoas que saibam buscar a sua capacidade em Deus, como declarou Paulo no versículo em destaque. Ele sabia que somente o Espírito de Deus é capaz de produzir soluções efetivas para a nossa vida. Com isso em mente, aconselhou Timóteo: "Pregue a palavra..." e "cumpra plenamente o seu ministério" (2 Tm 4.2,5). Não deveria pregar como alguém cujas palavras fossem como um cobertor curto, deixando o ouvinte "no frio". Nossa vida precisa encaixar-se na vontade de Deus. Busque sempre a Deus para que lhe dê as orientações certas para a vida.

(texto de TL)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...