18 de fevereiro de 2012

Verdade (Pão Diário 18/02/12)

Leitura Bíblica: Gálatas 5.7-15
Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?
Esta persuasão não vem daquele que vos chamou.
Um pouco de fermento leveda toda a massa.
Confio de vós, no Senhor, que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a condenação.
Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado.
Eu quereria que fossem cortados aqueles que vos andam inquietando.
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.

Versículo em destaque:
"Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome." (Sl 86.11)

Mensagem do dia
A palavra de Deus afima que todos nascemos pecadores. O rei Davi diz: "Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu a minha mãe" (Sl 51.5). Devido a esta realidade, todos nós, sem exceção, andamos num caminho distante de Deus. "Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho" (Is 53.6). Pelo fato de não conhecermos outro caminho, vivemos neste, distante de Deus. Mas felizmente existe outro, e este nos leva para junto de Deus. Se o primeiro nos leva à morte, o segundo nos leva à vida - plena e abundante.

Podemos andar neste caminho de vida a partir do momento em que conhecemos Jesus Cristo, a verdade de Deus. Somente Jesus Cristo pode nos libertar da trajetória na qual ficamos escravizados pelos nossos pecados e que nos leva à morte. Jesus disse: "Conhecerão a verdade e a verdade os libertará. ... Se o Filho os libertar de fato vocês serão livres" (Jo 8.32,36). Com Cristo vivemos uma nova vida, pertencemos a um novo Senhor. E este novo Senhor nos chama para viver em liberdade.

No texto que você leu, Paulo fala aos gálatas sobre esta realidade: eles viviam antes como escravos do pecado e das leis religiosas. Conheceram a verdade e por meio dela foram libertados. Contudo, com o passar do tempo voltaram a algumas práticas do velho caminho e aí vem a inevitável pergunta de Paulo: "Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade?"

Isto também pode acontecer conosco. Mesmo caminhando com Cristo, se não permanecermos na verdade e dela nos alimentarmos, facilmente podemos ser desviados do caminho da vida e voltar a viver no caminho que escraviza e leva à morte. Por isso faça suas as palavras da oração de Davi no versículo em destaque.

(texto de MP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...