19 de fevereiro de 2012

Entendendo (Pão Diário 19/02/12)

Leitura Bíblica: Atos 8.26-35
E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,
Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.
Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.
E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?
Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.

Versículo em destaque:
"Quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade." (Jo 16.13)

Mensagem do dia
As disciplinas acadêmicas têm sua linguagem específica, que vamos aprendendo a decifrar de acordo com nossas necessidades - e como é complicado quando não estamos familiarizados com tal linguagem! Quando cursei jornalismo, tive de ler textos com termos complicados - tive até que comprar um dicionário para consultar quando surgiam palavras desconhecidas. Em algumas aulas, eu tinha a impressão de que o professor estava falando uma língua estranha. Alguns textos, admito, li para cumprir a tarefa proposta, mas não posso dizer que entendi claramente o que estava escrito neles...

No texto de hoje, vimos a história de um homem que estava lendo uma parte da Palavra de Deus sem compreender o que ela dizia. O Espírito Santo usou um dos discípulos de Cristo, Filipe, para se aproximar daquele homem e oferecer ajuda na compreensão do texto em questão, do profeta Isaías. Filipe, então, explicou o que Deus queria dizer com aquelas palavras aparentemente incompreensíveis. Ele contou que Jesus, o Filho de Deus, tornou-se homem e foi enviado ao mundo para morrer em nosso lugar, possibilitando que tivéssemos acesso ao perdão divino, um novo relacionamento com o Pai e vida eterna com ele.

Assim como para aquele homem, a Palavra de Deus ainda é incompreensível para muitas pessoas. Precisamos de ajuda para entender o que Deus quer nos dizer. Nem sempre ele envia um de seus filhos para explicá-la. O Espírito Santo é quem nos guia à verdade, como diz o versículo em destaque. Por meio de sua ajuda, o que era difícil de entender torna-se claro. É verdade que há textos bíblicos que talvez nunca entenderemos, mas isso acontece porque nossa mente é muito limitada. Você sempre pode contar com a ajuda do Espírito Santo para compreender a mensagem essencial da Bíblia, que transforma vidas - assim como aconteceu com aquele etíope!!

(texto de VWR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...