28 de fevereiro de 2012

Irritação (Pão Diário 28/02/12)

Leitura Bíblica: Mateus 5.38-48
Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Versículo em destaque
"Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha." (Ef 4.26)

Mensagem do dia
O grande pintor italiano Leonardo Da Vinci fez um quadro maravilhoso da última ceia de Jesus com seus discípulos. Conta-se que um dia ficou com raiva de um Senhor. A sua irritação foi tão grande que expressou com muitas palavras feias. Depois, retornou ao seu trabalho para continuar a pintar Jesus e seus apóstolos no momento da ceia - mas não conseguiu pintar o rosto de Jesus. Parou, deixou os pincéis de lado, foi ao homem a quem tinha ofendido e pediu perdão. Tendo o homem aceitado o seu pedido de perdão, reconciliou-se com ele. Leonardo voltou e terminou de pintar o rosto de Jesus naquele quadro reproduzido em muitas casas de cristãos.

No Sermão do Monte (Mt 5) Jesus ensina como podemos vencer a irritação que tantas vezes nos incomoda em nosso dia a dia. A base do ensino de Jesus é o amor, que deve dominar todas as circunstâncias em que o cristão esteja envolvido. Jesus subiu a um monte e, quando a multidão se aproximou, começou a ensiná-la. Falou sobre amor no relacionamento entre irmãos, amor no casamento, amor no falar e amor no tratamento dos inimigos. Para aqueles que não conhecem o Senhor Jesus, suas palavras não têm nenhum valor, são apenas literatura. O cristão, porém, entende que pertence ao Reino de Deus e, portanto, deseja viver esses ensinos e assim disseminar seus benefícios. Isso inclui eliminar a irritação da vida diária, conforme Jesus ensinou ali.

Essas situações que Jesus coloca diante de nós são bem reais em nossos dias. Em todas elas podemos ser vitoriosos evitando a irritação quando nos lembramos que pertencemos ao Reino de Deus. É Jesus quem nos capacita a viver os seus ensinos para sermos felizes.

(Texto de JG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...