16 de fevereiro de 2012

Dúvida ou Fé? (Pão Diário 16/02/12)

Leitura Bíblica: Habacuque 2.1-5
Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for argüido.
Então o SENHOR me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.
Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.
Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.
Tanto mais que, por ser dado ao vinho é desleal; homem soberbo que não permanecerá; que alarga como o inferno a sua alma; e é como a morte que não se farta, e ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos.
Versículo em destaque:
"O justo viverá pela sua fé". (Hc 2.4)

Mensagem do dia
O profeta Habacuque experimentou a dúvida. Sua nação tinha-se distanciado de Deus e vivia em grande sofrimento. Olhando para toda a corrupção que existia ao seu redor, Habacuque decide buscar respostas e apresenta-se diante do Senhor. Sua oração é carregada de revolta por achar que Deus esqueceu seu povo. Tudo que vê são conflitos, e ele quer saber onde Deus está no meio de todo o sofrimento. Será que Deus é justo ao permitir a guerra, a doença, a morte, a fome, a injustiça? Sua dúvida não são diferentes das nossas. As dificuldades dos nossos dias nos fazem muitas vezes pensar que o Senhor nos abandonou. Porém, o profeta Habacuque é um exemplo de que a dúvida pode aproximar-nos de Deus em vez de nos afastar dele. Como ninguém podia lhe dar as respostas de que precisava, ele se volta para Deus. Depois de apresentar suas queixas, o profeta fica quieto, aguardando. Na leitura que fizemos, vemos Habacuque decidido a posicionar-se como uma sentinela até que Deus lhe responda. Um dos princípios que aprendemos aqui é que, depois de apresentarmos nossas dúvidas ao Senhor, devemos esperar em silêncio. Quando o Senhor lhe responde, não é exatamente o que o profeta queria ouvir e isso o deixar alarmado. Então o Senhor não aliviará o sofrimento? E como viver? "Viva por fé", são as palavras de Deus. Por fim, ele entende. Aprende que a verdadeira fé é aquela que ama Deus e o serve apesar das circunstâncias da vida. Ele não mais reclama das dificuldades. Sua fé tornou-se madura, pois sabe que o Senhor está no controle de todas as coisas e sempre trabalha para o bem de seus filhos. Habacuque decide que, mesmo não tendo tudo o que deseja, se alegrará como Deus de sua vida e ficará tranquilo. Apesar do sofrimento, ele segue em frente, continua sua caminhada, pois é o Senhor quem faz "andar em lugares altos" (Hc 3.19).

(texto de EB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...