21 de fevereiro de 2012

Limites (Pão Diário 21/2/12)

Leitura Bíblica: Lucas 13.22-30
E percorria as cidades e as aldeias, ensinando, e caminhando para Jerusalém.
E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu:
Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.
Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois;
Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas.
E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade.
Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora.
E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus.
E eis que derradeiros há que serão os primeiros; e primeiros há que serão os derradeiros.

Versículo em destaque
"Acorrentas os meus pés e vigias todos os meus caminhos, pondo limites aos meus passos." (Jó 13.27)

Mensagem do dia
Uma acusação comum entre tantas outras é que o cristão seria estreito, popularmente chamado de careta - alguém que tem uma vida com limites, não tendo a mesma "liberdade" de outras pessoas. Muitos cristãos não gostam de ser chamados assim. E realmente não devem ser rotulados como pessoas estreitas em sentido pejorativo, pois na verdade o evangelho não é uma lista de proibições e sim um caminho que conduz à verdade e à vida eterna.

O perigo é que muitos cristãos, não querendo ser discriminados, são mais liberais do que aqueles que não frequentam nenhuma igreja. Acreditam que podem ser cristãos e viver normalmente, sem qualquer limite. Abusam da liberdade, transformando-a em libertinagem. Não devemos ter medo de ser medo de ser considerados estreitos. De fato, essa palavra deve expressar bem o nosso estilo de vida. Se quisermos ser cristãos dignos de levar o nome de Cristo, devemos até esforçar-nos em ser pessoas estreitas. Ser estreito é a forma de se aproximar de Deus. É preciso um caráter extraordinário para dizer não à tentação, para se restringir e se controlar. Não se contente com um nível comum, sirva de forma plena, como um especialista.

Lembre-se que ser estreito é viver com integridade, não com superficialidade. Não é ser limitador do próximo, mas cuidadoso com seu caráter pessoal - ser estreito não em apenas alguns detalhes, mas atento a todas as coisas. Nossa maior preocupação não deve ser o que parecemos aos olhos dos outros, mas como devemos nos comportar para agradar a Deus. O texto de Mateus 7.13 diz que muitos não seguem o caminho estreito, andam por um caminho amplo que conduz à perdição. O caminho amplo é o da vontade, do desejo que vai além do limite adequado. É preciso ter limites na vida e decisões guiadas pela Palavra e a vontade de Deus. Se isso é ser estreito, careta, atiquado, quadrado, que seja, mas é isso mesmo que devemos ser.

(texto de HSG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...