10 de fevereiro de 2012

A educação de nossos filhos

Onde foi que os educadores se perderam?

Antes de resopnder a qualquer pergunta, é preciso levar em conta que essa geração viveu a questão da disciplina de um modo peculiar e sofrido. Para facilitar a compreensão, seguirei a sequência: primeira, a geração dos avós; segunda, a geração dos pais e professores; terceira, a geração dos jovens/crianças.

Pois bem, a primeira geração educou seus filhos de maneira patriarcal, com autoridade vertical: o pai no ápice e os filhos na base. A base era obrigada a cumprir tudo o que o pai determinava. Com isso, a segunda geração foi massacrada pelo autoritarismo dos pais,  e decidiu refutar tal sistema educacional na educação dos próprios filhos. Na tentativa de proporcionar a eles o que nunca tiveram, os pas da segunda geração acabaram caindo no extremo oposto da primeira: a permissividade.

Certas áreas da psicologia contribuiram muito para isso ao divulgar frases como: "Não reprima seu filho"; "Seja amigo de seus filhos"; "Liberdade sem medo". Boa parte dos adultos quis aderir ao modelo horizontal, em que pais e filhos têm os mesmos direitos, evitanto neuroticamente o uso da autoridade por confundi-la com autoritarismo.

É preciso recuperar a autoridade fisiológica, o que não significa ser autoritário, cheio de desmandos, injustiças e inadequações. Autoridade é algo natural e deve existir sem descargas de adrenalina, seja para impor, seja para submeter - pois é reconhecida espontaneamente por ambas as partes. Desse modo, o relacionamento desenvolve-se sem atropelos. O autoritarismo, ao contrário, é uma imposição que não respeita as características alheias, provocando submissão e mal-estar tanto na adrenalina daquele que impõe quanto na depressão daquele que se submete.

É essencial à educação saber estabelecer limites e valorizar a disciplina.

(texto extraído do livro "Disciplina: Limite na Medida Certa" de Içami Tiba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...