5 de fevereiro de 2012

Amigos (Pão Diário 04/02/12)

Leitura Bíblica: Jó 42.7-9
Sucedeu que, acabando o SENHOR de falar a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.
Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó.
Então foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o SENHOR lhes dissera; e o SENHOR aceitou a face de Jó.

Versículo em destaque:
"Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento" (Pv 21.23)

Mensagem do dia
Jó foi um sofredor: perdeu toda sua riqueza, seus filhos e sua saúde. Mas pelo menos ele tinha amigos, que vieram de longe para consolá-lo. Naquela época, acreditava-se que a calamidade era a punição pelos erros do indivíduo e a prosperidade era a recompensa por uma vida correta. Certo disso, os "amigos" de Jó passaram a acusá-lo de ter desagradado a Deus e só trouxeram mais sofrimento a ele. Não foram bons amigos - com eles aprendemos como não aconselhar quem sofre. Você pode argumentar que é fácil condená-los porque hoje conhecemos o início da história de Jó -  o desafio de Satanás -  e eles não. O que eles viram? Um homem muito religioso sofrendo. Como seria possível? Tinha de haver um motivo -  e este só poderia estar em Jó. mas eles erraram, por sua visão distorcida de Deus. Quantas vezes agimos como eles? Somos rápidos em condenar os outros, ou então dizemos que Deus agirá de tal modo baseados em nosso modo limitado de compreendê-lo. Esquecemos que Deus é soberano e age conforme sua vontade, não segundo nossos padrões.

Por outro lado, podemos pensar na reação de Jó. Quando o Senhor se revelou a ele, Jó poderia ter dito que agiu errado por influência de seus "amigos". Será que em seu lugar perdoaríamos os amigos com boas intenções mas conselhos errados, que nos fizeram sofrer mais ainda?

Preciamos ter um relacionamento íntimo com Deus para conhecê-lo melhor, lembrando que nunca nossas mentes finitas compreenderão totalmente um ser infinito. Deus não é previsível, não adianta ficar tentando adivinhar como ele vai agir. Quando rendemos nossa vida ao Senhor, ele nos orienta e nos dá sabedoria para que sejamos bom amigos. Muitas vezes, nem precisamos falar nada - e assim não corremos o risco de dizer bobagens - mas apenas ouvir com atenção, abraçar quem sofre e orar pela pessoa. Que sejamos amigos de Deus e também amigos confiáveis e dedicados entre nós.

(texto de VWR)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...