26 de fevereiro de 2012

Ouvindo (Pão Diário 26/02/12)

Leitura Bíblica: João 14.25-26
Tenho-vos dito isto, estando convosco.
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Versículo em destaque:
"Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos." (Tg 1.22)

Mensagem do dia
No Antigo Testamento vemos Deus falando com Abraão, Moisés, os profetas e tantos outros. Depois, quando Jesus veio ao mundo, muitas pessoas ouviram sua voz claramente. Ele proclamou sua mensagem e ensino tanto a grupos pequenos como a multidões. Muitas pessoas que viveram nos tempos bíblicos podiam dizer que tinham ouvido a voz de Deus e tiveram suas vidas transformadas. Paulo, por exemplo, ouviu a voz do Senhor e decidiu seguir Jesus ao invés de continuar perseguindo seus discípulos. E hoje? Deus continua falando conosco? Apesar de algumas pessoas pensarem que ele está calado, Deus ainda fala, e de modo bem pessoal. A questão é que nem sempre queremos ouvir o que ele diz!!

Agora Deus fala principalmente por meio do Espírito Santo, anunciando por Jesus no texto de hoje, e da Bíblia. O Espírito Santo é dado a todos que seguem a Cristo e vive neles; desta forma, pode ser ouvido a qualquer momento. Nem sempre ele fala de modo audível, pois podemos ser orientados e ensinados por meio da leitura da Bíblia, conversas com outros cristãos, estudos bíblicos, pregações... Interessante que Cristo chamou o Espírito Santo de Conselheiro, o que me faz lembrar que devo buscar sua ajuda ao tomar decisões ou quando tiver dúvidas.

Não há como negar que Deus fala conosco. Mas você tem escutado sua voz? tem parado para ouvir seu conselho ou leva a vida à sua maneira? A melhor forma de ouvi-lo é quando estamos dispostos a obedecer ao que ele mandar. Precisamos ser bons ouvintes, é verdade, mas não apenas ouvintes: temos de ser também praticantes. Por exemplo, se lermos a Bíblia como um livro comum, fica mais difícil entender o que Deus quer nos dizer, mas se estivermos dispostos a aprender mais sobre Deus e permitirmos que ele transforme nossas vidas, com certeza ouviremos sua voz.

(texto de VWR)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...