28 de outubro de 2011

A Volta (Pão Diário 28/10/11)

Leitura Bíblica: 1 Tessalonicenses 5.1-11
"Vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite." (1 Ts 5.2)

O retorno de Jesus Cristo é certo e repentino: ou seja, súbito - e os que esperam por essa bendita e maravilhosa volta devem estar sempre preparados e alertas - mesmo que tneha sido retartada durante 21 séculos e continue a sê-lo por mais tempo ainda. "Mil anos para ti são como o dia de ontem que passou" diz o salmista (Sl 90.4), referindo-se a Deus. Poderíamos dizer que ela é iminente, mas não imediata. Isto pode ser ilustrado assim: de quando em quando, um vulcão entra subitamente em erupção e arrasa cidades inteiras. Os que vivem nas cercanias de um vulcão ativo sabem que ele pode entrar em erupção a qualquer instante (é iminente) mas também pode ficar adormecido durante anos (nada imediato). Portanto, quem é sábio deve viver preparado, precisa ter sempre o necessário, pronto para um momento de emergência e fuga rápida; deve ter o ouvido atento para o menor ruído estranho.

O que "estar pronto" significa para nós? Diz o apóstolo Paulo: "Sejamos sóbrios"; o que quer dizer evitar o excesso de entusiasmo. Alguns em Tessalônica não falavam ou pensavam em outra realidade. Mas nós temos de continuar nosso dia a dia, a rotina da vida com Cristo, e lembrar de todas as verdades do Evangelho, não apenas de uma delas. É preciso coloca a vida nas mãos de Jesus. O que de fato importa é a fé, nosso comprometimento de uns para com os outros, e a esperança. Não no sentido de olharmos para algo que pode acontecer, mas nos alegrando desde já com a certeza do que vai acontecer.

Há muitos fatos que não entendemos com relação à segunda vinda de Jesus, mas sabemos que ele mesmo é seu aspecto mais importante. Se permanecermos em contato com ele e formos fiéis, não teremos preocupações sobre o que vai acontecer exatamente. Mas podemos deixar tudo em suas mãos - e isso é muito bom.

(texto de Edson de Oliveira Lima, Araraquara, SP)

Oferecimento:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...