27 de outubro de 2011

Achados e Perdidos (Pão Diário 27/10/11)

Leitura Bíblica: Gênesis 19.12-26
"Lembrem-se da mulher de Ló! Quem tentar conservar a sua vida a perderá, e quem perder a sua vida a preservará". (Lc 17.32-33)

Sempre estranhei essas placas afixadas em locais públicos que dizem "Achados e Perdidos". Não seria o contrário? Primeiro se perde, depois se acha o que se perdeu, não é? Não sei por que costumam dizer assim, mas aquilo me lembra o que Jesus diz no versículo em destaque, também nesta ordem inversa: primeiro fala em achar (ou conservar), depois em perder. Não se trata de objetos perdidos e talvez reencontrados - mas é bom prestar atenção ao assunto, porque aqui se acha e se perde nada menos que a própria vida!

Agora, por que achar primeiro e depois perder? É porque se acha uma coisa e com isso se perde outra. As duas se chamam "vida" - só que uma é falsa e a outra é verdadeira.

E a mulher ne Ló? O que tem com isso?

Você leu a história dela: tentou achar a vida no lugar errado e por isso a perdeu. Teve de fugir de Sodoma, a cidade condenada, para ter vida, mas quis preservar a vida falsa de antes e olhou para trás. Deu no que deu.

Todos procuramos a felicidade ou o sentido da vida. Fazemos isso porque percebemos que falta algo, mas o que encontramos por aí é falso e perecível - perde-se. Não é a vida como deve ser. Jesus ensina que ao tentarmos achar a vida por nossa conta acabamos só enchendo as mãos de inutilidades, a ponto de não sobrar mais espaço para o que importa realmente - que então permanece perdido. Por isso, diz Jesus, é melhor perder a vida para então encontrar com ele a vida verdadeira - que proporciona paz e um bom relacionamento com Deus, sob a diração daquele que, como Criador, melhor que ninguém sabe do que necessitamos. Nossa busca certamente dará em algo. No quê, dependerá do que buscarmos e onde - em "Sodoma" ou com Jesus.

(texto de Roland Korber, São Paulo, SP)

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...