12 de outubro de 2011

Crescendo no Lar (Pão Diário 12/10/11)

Leitura Bíblica: 1 Samuel 1.1-28
"Era este menino que eu pediu, e o Senhor concedeu-me o pedido." (1 Sm 1.27)

O amadurecimento da criança se dá dentro de um contexto - o lar. Aí, na cultura de seus pais, a criança cresce e desenvolve a sua personalidade. A atitude de Ana mostra honradez e mansidão. Será que temos, como ela, a consciência de que nossos filhos são presentes dados por Deus?

Nós, pais, somos os primeiros modelos de nossos filhos; por isso eles observam nossas atitudes, nosso estado emocional e nossos valores. Assim transmitimos a eles nossos pontos de vista, nossa religião e nosso estilo de vida. Veja no texto de Deuteronômio 6.6-9 a responsabilidade que temos para com eles. O processo de aprendizagem começa quando a criança nasce e, até os cinco anos formam-se a sua personalidade e temperamento. Estudiosos afirmam que aquilo que a criança absorve nos primeiros cinco anos de vida, fica para a vida inteira. Diante disso, vale a pena considerar o ensino bíblico de Pv 22.6: "Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles".

A formação da criança no lar é fundamental, por tudo o que aí acontece. Sendo um lar cristão autêntico, o Senhor Jesus será sempre o centro da convivência e do ensino. Por isso, a Palavra de Deus diz que devemos "criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor" (Ef 6.4).

Moisés viveu seus anos de educação formal na cultura pagã do Egito; mas seu caráter e toda a sua formação espiritual foram moldados na infância, no seu lar, com sua mãe, Joquebede: humildade, mansidão e temor a Deus.

Precisamos repensar como temos tratados nossos filhos, para que a nossa maneira possa ser imitada pelas crianças. Peça a Deus que faça de você um instrumento do Seu amor no lar.

(texto de Edson de Oliveira Lima, Araraquara, SP)

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...