12 de outubro de 2011

Sacrifício Vivo (Pão Diário 13/10/11)

Leitura Bíblica: Levítico 1.1-6
"Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e móido pelas nossas iniquidades". (Is 53.5)

Alguma vez alguém já pagou por algo errado que você fez? No Antigo Testamento o povo de Israel tinha uma maneira diferente para receber a absolvição de Deus por seus pecados.

O transgressor deveria levar um novilho para oferecer como sacrifício a Deus. Mas o que me chama a atenção nessa prática é o seu ritual. Antes de a oferta ser sacrificada, o trangressor tinha de impor sua mão sobre a vítima, o animal. Esse ritual fazia o transgressor entender que aquele animal teria de morrer por causa de seus erros.

Creio que muitas vezes não paramos para lembrar ou até mesmo nem imaginamos que Cristo cumpriu exatamente o mesmo sacrifício por nós. Na verdade ele não só cumpriu o sacrifício, como ele mesmo foi o sacrifício vivo. Se o Antigo Testamento descreve que o transgressor deveria escolher e levar um sacrifício, o Novo Testamento mostra que Cristo mesmo escolheu ser o sacrifício por nós, mesmo não sendo essa a nossa escolha. Antes mesmo de sabermos antes de escolhermos ou querermos, Jesus Cristo se entregou para morrer por nós. Jesus Cristo foi aquele que pagou por todas as nossas transgressões.

Por causa dos pecados do transgressor, o animal era despedaçado; assim, por causa das nossas trangressões, Jesus também foi traspassado e morto. Uma vez conhecendo esta verdade, temos de levá-la em conta. Quando o trangressor colocava a mão sobre a vítima do sacrifício, reconhecia que ele foi o causador dessa morte. Assim, quando conhecemos pela palavra que Jesus morreu em nosso lugar, também podemos reconhecer que fomos os causadores desse sacrifício. Deus realizou essa obra porque nos ama, e agora somente por meio de Jesus Cristo é que você pode receber o perdão de Deus e a sua absolvição. Basta reconhecer seus erros e aceitar que Jesus Cristo pagou por eles.

(texto de Daniel Schwartz, Balneário Camboriú, SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...