30 de outubro de 2011

Onde mora? (Pão Diário 30/10/11)

Leitura Bíblica: 1 Timóteo 6.15-16
" Será possível que Deus habite na terra com os homens? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo que construí!! (2 Cr 6.18)

Porque será que temos o hábito de olhar para o céu quando pensamos em Deus? Dentro de aviões, as pessoas conseguem enxergar muito mais do céu do que vemos daqui de baixo - mas não encontram Deus. Onde ele mora? Nem mesmo os astronautas, quando viajam pelo espaço, conseguem ver Deus. Não adianta, o homem pode voar até o infinito e não encontrará a casa de Deus.

No texto de hoje, lemos que ele mora na luz, num lugar impossível de alcançar. Não é nos templos, como pensam alguns. Salomão construiu um dos mais belos de todos os tempos, mas tinha consciência de que nenhum edifício poderia "conter" Deus. Alguns chamam a igreja de "casa de Deus" - mas quantas casas ele teria! Moraria um pouquinho aqui, amanhã ali e depois em outro país. Deus não tem uma casa, porque ele não tem um corpo material como nós. Ele não precisa de quarto, sala, banheiro, cozinha.... Ele é onipresente - pode estar em todo lugar ao mesmo tempo, pois não é limitado pelo espaço. Aliás, não é limitado por nada!

Como não tem um corpo, também não pode ser visto. Moisés tinah uma amizade tão íntima com Deus que pediu para vê-lo, mas nem ele pôde. Deus permitiu que ele visse apenas uma parte de sua glória, explicando que ninguém pode vê-lo e continuar vivo (Êx 33.20). Que Deus tremendo é esse! Mas então, como faremos para chegar até ele? Não pode ser fisicamente, mas isso não significa que Deus seja inacessível. Ele se deixa, encontrar! E está mais próximo do que imaginamos. A única forma de conhecer Deus e chegar-se a ele é com nosso próprio coração. Ele ouve nosso chamado e nos atende, onde estivermos. Ele não tem casa, mas escolheu morar em nós, se entregarmos nossa vida a ele. Então, Deus já tem um lugar especial em sua vida? Aproxime-se de Deus e ele virá morar com você.

(texto de Vanessa W. Ribas, Ijuí, RS)

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...