9 de outubro de 2011

Divisão (Pão Diário 09/10/11)

Leitura Bíblica: I Coríntios 1.10-17
"Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos." (Hb 12.14a)

Em nossa vida, divisão só é boa quando se trata de repartir o que temos com os outros (e aprendemos a não ser egoístas), ou quando recebermos algo que foi repartido (o que nos ensina a ser gratos). Nas outras situações, ela significa conflito entre duas ou mais partes, em geral por ideias opostas. Ninguém abre mãe de sua posição e cria-se uma barreira que separa as pessoas. Será que vale tanto a pena lutar para que se faça aquilo que penso? Só para provar que estou certo?

Na igreja de Conrinto havia partidos e até uma espécie de concorrência entre os seguidores deste ou daquele líder, como lemos hoje. Esta é uma realidade em muitas igrejas, empresas e até famílias. Todos se apegam às suas ideias e posições, preferindo ter razão a viver unidos.

Há tempos li pela internet a seguinte história: Oito da noite, numa avenida movimentada, o casal já está atrasado para um jantar na casa de amigos. Numa esquina, ela o orienta a virar à direita, mas ele insiste em ir para a esquerda e segue pela direção errada. Discutem. Percebendo que, além de atrasados, ficariam irritados e isso estragaria toda sua noite, ela não insiste mais. Após andar algumas quadras na direção oposta à que tinham de ir, o motorista se dá conta do erro e para o carro. Depois de um suspiro bem longo, ele tem de voltar todo o caminho percorrido até chegar ao mesmo ponto onde fizera a escolha errada. Constrangido, pergunta à esposa se ela tinha percebido o erro dele. Ela diz que sim, surpreendentemente calma. Ele reclama que ela deveria tê-lo avisado e culpa-a pelo atraso adicional. Então ela sorri e diz que não quis piorar ainda mais a situação com a discussão, pois preferia ser feliz a ter razão.

Brigar e causar divisões não leva a lugar nenhum. Deus prefete que lutemos pela unidade, nem que para isso tenhamos de deixar de lado nossas certezas e opiniões. Onde o amor predomina, Deus é glorificado.

(texto de Vanessa Weiler Ribas, Ijuí, RS)

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...