24 de outubro de 2011

Busque a Paz (Pão Diário 24/10/11)

Leitura Bíblica: 1 Pedro 3.8-12
"Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança." (1 Pedro 3.11)

 Segundo um relatório, em 2007 a taxa de homicídios no Brasil foi de 25,2 a cada 100 mil habitantes. Você pode pensar que se apenas 0,02% da população morre desta forma, isso dificilmente acontecerá com você ou alguém de sua família. Porém, muitos assassinatos são resultados de pequenos conflitos que, aparentemente, não levariam à morte. Tudo pode começar com calúnias, palavrões ou xingamentos, que levam a brigas e a lesões corporais, estágio imediatamente anterior ao homicídio.

Quando eu estudava no ensino médio, um colega estragou meu caderno só para me provocar. Naquele momento eu deveria ter orado ao Senhor pedindo calma, mas não fiz isso. Na verdade, fiquei furioso e comecei a perguntar aos demais quem fizera tal provocação. O rapaz que tinha feito aquilo acusou outro colega, e eu acreditei. Cheio de raiva em meu coração, fiz o mesmo com o caderno daquele rapaz inocente. Ele ficou profundamente chateado comigo e ao final da aula partiu para cima de mim com socos. Só então percebi que não deveria ter revidado. Levou um tempo até que pude pedir perdão ao rapaz a quem prejudiquei indevidamente.

Na leitura de hoje, Pedro orienta os cristãos a ter amor fraternal e ser misericordiosos e humildes. Quem age desta forma consegue colocar-se no lugar do outro. Ao invés de simplesmente revidar uma agressão física ou verbal. tenta entender a situação do ponto de vista  da outra pessoa e até os motivos que ela possa ter para agir com violência. O verdadeiro cristão ama seu semelhante, e por isso não deveria revidar com raiva quando é agredido por outra pessoa. Deve buscar a paz em vez de vingança.

Deus nos chama para viver em paz, buscar agir de forma correta e leal, sem caluniar, mentir ou agredir o outro. A melhor forma de buscar a paz é por meio do amor demonstrado em ações concretas de bondade, amizade e justiça.

(texto de AS, Timbó, SC)

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...