1 de outubro de 2011

Calebe (Pão Diário - 01/10/11)

Leitura Bíblica: Josué 14.6-15
"Darei a ele [Calebe]... a terra em que pisou, pois seguiu o Senhor de todo o coração." (Dt 1.36)

Melhor idade? Qunatas expedições já se fizeram em busca da fonte da juventude? E quanto se tem gasto tentando adiar o inevitável? Ninguém quer envelhecer, tampouco morrer cedo - que é a única forma que sei de não ficar velho.

Por outro lado, li há anos um livro que falava de Calebe como "um velho sem cheiro de naftalina". Ele não fez plástica nem usou botox, mas aos 85 anos tinha um apetite pela vida qual muitos jovens carecem.

A geriatria, especialidade que ciuda de idosos, recomenda que a melhor ofrma de ter uma velhice saudável é começar a cuidar-se ainda jovem. Mas cá entre nós, a vida é como creme dental: no começo a gente enche a escova e desperdiça sem pensar, mas à medida que o vê acabando começa a tentar economizar, cada vez mais, e no finzinho faz de tudo para conseguir usar pelo menos mais uma vez. Contudo, mesmo que você já esteja "espremendo o tubo", vale a pena investir em melhorar os anos futuros.

Segundo os geriatras, isto inclui alimentação saudável, exercícios regulares, vitaminas, etc. Mas Calebe fez algo mais: já aos 40 anos sua atitude o tornara um líder reconhecido em sua tribo, que o escolheu como seu representante para, juntamente com 11 das demais tribos, ser enviado em missão de avaliação da futura terra dos israelitas. A grande maioria se apavorou com as dificuldades e os gigantes, mas ele dizia: "É certo que venceremos!" Falta de noção de perigo ou atitude mental positiva? Nem uma, nem outra: ele apenas seguia o Senhor de todo o coração. Conhecia as promessas e cria nelas - mas sua fé gerou ação. Este era desde jovem o seu jeito de viver.

Creio que a velhice tão somente evidencia quem a pessoa foi por toda a vida; aquilo que Calebe era aos 40 anos devia ser antes, e prenunciava o tipo de velho que viria a ser.

(texto de Miguel Herrera Jr. São Paulo, SP)

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...