5 de outubro de 2011

Quem é "salvo"? (Pão Diário - 05/10/11)

Leitura Bíblica: Lucas 15.1-7
"O Filho do Homem veio buscar o que estava perdido." (Lc 19.10)

A Bíblia afirma que "não há ninguém que faça o bem, nem um seque", ou seja, todos pecaram. Apesar disso, na sociedade judaica do tempo de Jesus, dividida nas seitas dos fariseus e dos saduceus, além de outras mais, todos se tinham como bons religiosos e estavam convencidos da sua própria justiça. Lucas compreendeu isso e registra no 15o capítulo do seu evangelho três parábolas contadas por Jesus, a primeira das quais  (a da ovelha perdida), você acabou de ler. Convém ler também o restante do capítulo, sobre a moeda perdida e o filho perdido.  Pela parábola da ovelha perdida Jesus ensina que não só a ovelha separada do rebanho estava perdida, mas as outras noventa e nove qua voltaram ao curral igualmente dependiam do cuidado do pastos por elas. A parábola da moeda perdida mostra que mesmo a pessoa religiosa (em casa) pode estar perdida. Finalmente, com o exemplo do pai e seus dois filhos, não só o mais novo, que torrou a sua herança vivendo no pecado, estava perdido, mas o mais velho, que se considerava corretíssimo, na também estava nessa situação porque não mantinha nenhum relacionamento de amor com o pai.

Todos pecaram e não há nem um justo sequer. Mas há os justificados. E quem são estes? São os que reconhecem o seu pecado, como o filho mais novo da parábola acabou fazendo e confessando: "Pai, pequei contra o céu e contra Ti", declara. "Quem esconde os seus pecados não prosperará, mas quem os confesa e os abandona encontra misericórdia." É disso que dependemos, e foi para isso que Jesus veio: para procurar e resgatar cada um de nós, como o pastos a ovelha, a mulher a moeda e o pais o seu filho. Que tal fizer-lhe agora que você aceita seu convite?

(texto de Helmuth Scholl, Curitiba, PR)

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...