15 de outubro de 2011

Educar (Pão Diário 15/10/11)

Leitura Bíblica: Deuteronômio 6.4-8
"O ensino que lhe ofereço e bom; por isso não abandonem a minha instrução". (Pv 4.2)

Lembro-me de quando ganhei do meu pai a camiseta do clube do coração dele. Foi um momento muito feliz da minha vida. Eu sempre ganhava canetas, chaveiros e brindes com o símbolo de seu time, passando a admirá-lo e a torcer por ele. Porque?

Quando ensinamos e incentivamos as crianças desde cedo, elas começam a sentir interesse por aquilo que recebem com carinho. Se começarmos a transmitir às crianças os esinamentos de Jesus, com perseverança e sem anatismo, elas começarão a gostar de Deus. Confira o exemplo da mãe e da avó de Timóteo. Quando criança, ele teve contato com a Bíblia e aprendeu no Antigo Testamento o que mais tarde o apóstolo Paulo reconheceu. No entanto, é preciso saber dividir as horas de nossas crianças entre atividades diversas. Elas necessitam de tempo para brincar, estudar e também para conhecer a Palavra. Um dia, uma senhora me disse que nunca levou seus filhos a uma igreja e que nunca falou da Bíblia para elas, mas que hoje são homens de bom caráter, pois sempre soubr educá0los. Pode ser: tenho amigos de bom carater que nunca foram a uma igreja, mas que vivem tristes porque as alegrias que encontram por aí se restringem apenas ao momento. Não tiveram a oportunidade de crescer conhecendo Jesus e o amor de Deus, para encontrarem a verdadeira felicidade e serem cidadãos da terra e do céu. É claro que o simples fato de alguém ter tomado conhecimento do Evangelho na infância não garantem esse resultado - cada um precisará decidir por conta própria o que fará com o que aprendeu - mas a oportunidade é preciosa demais para ser negligenciada e deveria ser aproveitada com o carinho e a sabedoria que torne a instrução atraente.

(texto de Elias Torres da Silva, São Bernardo do Campo)

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...