26 de dezembro de 2011

Ver Jesus (Pão Diário 26/12/11)

Leitura Bíblica: Mateus 2.1-12
"O Reino dos céus é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou." (Mt 13.45-46)

Teoricamente, todos faríamos como o negociante do versículo em destaque. Porém, na prática, corremos o risco de agir como os líderes judeus no texto que lemos hoje. Para melhor entendermos o que estava acontecendo, devemos lembrar que por muitos anos o povo aguardava ansiosamente a vinda do Messias, o enviado de Deus que haveria de trazer-lhes a paz e a glória). Essa espera era ainda mais intensificada pela triste situação em que os judeus se encontravam, dominados pelo Império Romano. Desta forma, todo o povo aguardava o momento do grande agir divino.

No entanto, quando o grupo de sábios começou a perguntar sobre o rei que tinha nascido, em vez de alegria houve desconforto e agito por toda a cidade. Por parte de Herodes, a perturbação era até justificável, diga-se de passagem - ele não tinha interesse algum no surgimento de um novo rei que não fosse seu descendente.

Porém, o que nos chama a atenção é o total desinteresse dos líderes do povo de Deus. Convocados pelo rei, souberam informar a possível localização de onde nascera o menino Jesus. Mas tão somente apontaram o caminho até ele. Enquanto os sábios empreenderam uma viagem muito longa para ver o menino anunciado por aquela estrela diferente, os escribas e sacerdotes, embora aguardassem a vinda do Messias, não quiseram ir com ele (Belém, ficava a cerca de duas horas de viagem).

O mais impressionante é que ainda hoje vemos esses tipos de atitude. Enquanto uns são mais drásticos e procuram eliminar Cristo de suas vidas, como Herodes, outros são mais teóricos e até sabem muitas coisas a cerca de Jesus, mas não se interessam em buscá-lo. Mas como é bom saber que também há aqueles que, a despeito do seu saber, são capazes de atravessar o mundo para encontrar e adorar o Rei dos Reis!!!

(texto de RPM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...