28 de dezembro de 2011

Autoridades (Pão Diário 28/12/11)

Leitura Bíblica: 1 Timóteo 2.1-4
"Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. A autoridade é serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal." (Rm 13.1,4)

Hoje lemos que devemos interceder a Deus por todos - não orar apenas por aqueles que nos agradam, mas também por quem nos ofende ou maltrata e até mesmo por pessoas que nem conhecemos. Em especial devemos orar por todas as pessoas que têm autoridade: pais, professores, chefes, pastores, governantes, policiais e líderes em geral. Paulo acrescenta que devemos fazer isso se quisermos ter uma vida tranquila e pacífica. Quem não quer que uma administração traga benefícios a todos, e não prejuízos?

Ouço muitas pessoas reclamando de leis aprovadas pelo governo, dos impostos, da aplicação dos recursos públicos..... reclamar é fácil, mas quem orou pelos governantes antes de reclamar de suas ações?

Seguir este ensino inclui agradecer a Deus por quem tem autoridade sobre nós - mesmo que não concordemos com seus métodos ou posição política, ou que não tenhamos escolhido tal pessoa para sua função. Afinal, todos os governantes são estabelecidos por Deus e são servos. Além disso, ele os ama, como a todas as pessoas, e deseja também oferecer-lhes uma vida com ele, agora e eternamente. Temos orado para que os líderes conheçam Jesus? E para que aqueles que servem a Deus tenham uma conduta ética irrepreensível?

O ensino bíblico vai além da necessidade de orar pelos que exercem poder. Devemos também nos sujeitar a eles, em obediência a Deus: "Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens" (1Pe 2.13). A melhor forma de honrar estas pessoas é deidicando-nos a orar por elas. Não podemos esquecer que Deus está no controle de tudo - inclusive das ações de nossos líderes e governantes.

(texto de VWR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...