18 de dezembro de 2011

Natal hoje (Pão Diário 18/12/11)

Leitura Bíblica: Isaías 9.1-7
"A virgem... dará à luz um filho e o chamarão Emanuel, que significa 'Deus conosco'". (Mt 1.23)

Dezembro é o mês do Natal, uma das maiores festas no Brasil. Mas quantos conhecem seu sentido verdadeiro?

Para a maioria das pessoas, Natal tem a ver com festa, champagne, panetone, peru, chester, presentes, luzes e papai noel - um Natal bem atual, mas bem distante do Natal da Bíblia. Para outros, Natal é sinônimo de confraternização e reunião de família, de reconcilização e de fazer as pazes. Menos mal. Outros, ainda, preocupam-se em praticar boas ações: ajudar uma família necessitada ou alegrar crianças carentes. No entanto, por mais nobres que sejam essas ações e bem intencionado quem as pratica, quando muito podem ser consequências de se ter entendido a essência do Natal. O que, então, é o Natal? Qual é o verdadeiro significado?

O Natal bíblico e cristão é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, nosso salvador. E tudo o mais, por melhor que seja, só faz sentido se vier como consequência dessa comemoração. Por exemplo: dou um presente a uma família necessitada na época do Natal como gesto de gratidão pela bênção que Deus me deu. Alegro uma criança no Natal porque Jesus Cristo veio trazer a alegria verdadeira de que já desfruto. Acendo luzes no Natal porque sei que Jesus Cristo é a luz do mundo. Perdoô a quem me tem ofendido e me reconcilio com alguém com que me tenha desentendido porque Jesus trouxe perdão e nova vida. Celebro o Natal e confraternizo com minha família, sem esquecer-me de que o nascimento de Jesus Cristo é a razão de toda a comemoração. Como você tem comemorado o Natal? Como vai comemorar o Natal neste ano? Você pode festejar, pode dar e receber presentes, pode alegrar-se e alegrar outros. Mas que tudo isso seja porque sabe que Jesus é o centro de toda a festa e a razão do Natal. Ele é o maior presente de Deus para você e para mim.

(texto de HS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...