23 de dezembro de 2011

Contradição!! (Pão Diário 23/12/11)

leitura bíblica: Mateus 23:27-28
"Seja o seu 'sim', 'sim' e o seu 'não', 'não'; o que passar disso vem do Maligno" (Mt 5.37)

Em 1983 a empresa em que eu trabalhava realizou a "semana da Cipa" (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Na ocasião, promoveram um concurso de melhor frase e cartaz sobre segurança. Como sempre gostei de fazer versos e poesias, compus uma frase ligando a segurança no trabalho com a vida familiar. Ficou assim: "Ao sair de casa para o trabalho todos ficam contentes; para continuar esse alegria no lar, evite acidentes". Ganhei o primeiro lugar com a frase e um prêmio equivalente a 30% do meu salário.

Naquele dia, porém, em vez de ir para casa festejar com a família, convidei os meus colegas mais próximos para irem a uma lanchonete beber e comer para festejar minha vitória. Quem tem problemas com o alcoolismo, muitas vezes se defende dizendo: "Eu bebo, mas não está faltando nada em casa" - mas está faltando sim: a sua própria presença ali. Veja como cai em contradição com o que eu escrevi, dando belos conselhos e fazendo justamente o contrário!

Cheguei em casa de madrugada, bêbado, sem dinheiro, machucado e sujo. Creio que nesse dia Deus ainda me protegeu de coisa pior para hoje eu poder dar este relato. Nossa leitura bíblica de hoje mostra que nem sempre somos o que parecemos ser - e no versículo em destaque, Jesus nos alerta para agirmos de acordo com o que dizemos. A contradição entre o que dizemos e fazemos vem do Maligno, ou seja, só traz prejuízos. Todavia, a solução não é simplesmente calar-se: afinal, aquela frase que citei acima foi premiada porque era boa e útil, mas perderia o valor apra quem observasse o meu comportamento. Assim, se sua vida contradiz suas palavras, que tal dizer agora a Deus como sua vida está deformada e perdir que a endireite? O Senhor só quer nos salvar dessa situação. Deixe a luz de Jesus penetrar em sua vida, dê o primeiro passo e logo estará caminhando com ele.

(texto de ETS)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...