4 de dezembro de 2011

Domínio Próprio (Pão Diário 04/12/11)

Leitura Bíblica: Juízes 15.1-8;15-20
"Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade." (Pv 16.32)

Como tantos outros heróis da Bíblia, Sansão era um homem comum, com a única diferença de que o Espírito de Deus o capacitou. Em seu caso, com uma força sobrenatural. Um aspecto que sempre me chama a atenção na Palavra é que, mesmo revestido com o poder de Deus, cada herói preservou suas próprias características. Cada um deles tinha uma assinatura pessoal, sua personalidade. A Bíblia não doura seus heróis, fazendo com que pareçam perfeitos: eles são mostrados com suas incoerências, mas ainda assim foram usados por Deus."

Acho que a "assinatura" de Sansão foi a falta de domínio próprio. Ninguém podia com ele. Queimava colheitas, matava milhares, saía levando as portas da cidade e, em sua última proeza, cego e apenas com as mãos, fez um templo superlotado desabar, matando mais inimigos que durante toda a sua vida. Um grande conquistador. Mas sua força descomunal não foi suficiente para conquistar a si mesmo. Nenhum inimigo conseguiu derrubá-lo, mas ele se derrubou sozinho. No final do texto de hoje, vemos que nem mesmo com Deus ele tinha paciência.

O domínio próprio é a mais difícil das conquistas - sou prova disso. Luto continuamente contra mim mesmo: minhas tendências, incoerências, maus pensamentos, orgulho, prepotência, e essa minha insistente ansiedade e impaciência, querendo fazer tudo por mim mesmo sem esperar pela orientação ou pela ação do Pai. Se você também tem esse problema de dominar-se, tenho uma ótima notícia!!  Aos que se renderam a Jesus, foi dado o Espírito Santo. Ele desenvolve em nós o seu fruto, que reflete o caráter de Jesus, para nos tornar semelhantes ao Mestre. Olhe para a vida dele e também para a descriação do fruto do Espírito Santo em Gl 5.22-23: uma das características é o domínio próprio!!

(texto de Miguel Herrera Jr)

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...