27 de dezembro de 2011

Ricos (Pão Diário 27/12/11)

Leitura Bíblica: 1 Timóteo 6.17-19
"Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades." (Rm 12.13)

"Dinheiro não traz felicidade" - mas alguns só descobrem a verdade desta frase tarde demais. A riqueza parece uma garantia de estabilidade, mas no texto de hoje Paulo diz que ela é incerta. As crises econômicas comprovam isso: milionários entram em desespero. Sua vida estava alicerçada em suas posses e já não sabiam mais viver sem dinheiro e poder. A felicidade se foi - se é que um dia foram realmente felizes.

A Bíblia não condena os ricos, mas a busca desenfreada pela riqueza: não condena o dinheiro, mas o amor a ele (1Tm 6.10). Para alguns, o dinheiro é um deus: por ele não importa se é preciso prejudicar alguém para ter mais. Esquecem da fé no Senhor, mas não sabem que tudo o que têm não pode comprar "um lugar no céu". Não entendem que é possível ser pobre neste mundo e rico para Deus (Tg 2.5) - e experimentar a vida completa com ele.

Há cristãos com um talento especial para adquirir e administrar seu dinheiro. O que Deus espera deles? que repartam o que têm com quem precisa. Deus não dá recursos apenas para nós mesmos - apesar de tentarmos justificar: "Eu trabalhei, eu mereço!!". Quem dele recebe com abundância deve entender que o dinheiro traz consigo a responsabilidade de ajudar os outros. Quem tem riquezas deve ser rico em boas obras, acumulando para si um tesouro no céu (Mt 6.19-20). Aquele que contribiu no sustento da obra de Deus e ainda reparta com outros demonstra que tem consciência de que tudo vem de Deus e a ele pertence. Precisamos analisar onde está nossa esperança. Se ela está no dinheiro, podemos parecer ricos, mas na verdade somos miseráveis e nem sabemos o que é ser feliz. Mas se a confiança está no Senhor, não há o que temer. Ele nos dará meios para conseguirmos nosso sustento ou então usará pessoas para esse fim. Não esqueça: Sempre é tempo de buscar a Deus, não importa sua situação financeira.

(texto de VWR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...