5 de novembro de 2011

Proibido Pescar (Pão Diário 05/11/11)

Leitura Bíblica: Mateus 1.11-16
"De novo terás compaixão de nós, pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar." (Mq 7.19)

Todos nós um dia, já nos deparamos com anúncios ou placas do tipo: proibido se aproximar; proibido entrar; proibido caçar, proibido pescar, ente outras.

É sobre esta última que quero falar. A leitura de hoje trata dos antepassados de Jesus. No meio de tantos nomes estranhos e difícieis parece quase impossível achar algum recado para nós. Mas entre eles destacam-se quatro mulheres: Tamar, Raabe, Rute e Bate-Seba. Elas têm algo em suas vidas que talvez muitos de nós não apreciássemos em nossos antepassados. Tamar adulterou com seu sogro (Gn 38.1-30); Raabe era prostitua (Js 2.1); Rute, pagã (Rt 1.4) e Bate-Seba também adulterou (2Sm 11.1-27). Havia ainda outras mulheres, como Sara e Rebeca. Mas Mateus cita mesmo aquelas que não atendiam às leis que Deus dera a Israel. Além disso, o pecado de Tamar e Bate-Seba ficou público. O que poderíamos aprender com essas mulheres? Resposta: Deus perdoa todo tipo de pecado. Deus tem o grande poder de transformar maldição em bênção. Talvez você esteja pensando: meus antepassados cometeram muitas maldades, por isso hoje estou sofrendo. Ou ainda: sou desprezado por ter tido antepassados reprovados pela sociedade em geral. Ou então, quando começo a melhorar minha vida, sou criticado por outros em relação ao meu passado. Quero lhe dizer o seguinte: Deus perdoa todos os pecados quando os reconhecemos e decidimos abandoná-los (Pv 28.13) e deles se esquece para sempre (Jr 31.34). É como diz o versículo em destaque, "atira todos os nossos pecados nas profundezas do mar". Creio também que Deus põe ali uma placa dizendo: PROIBIDO PESCAR. Ou seja, se nem Deus nos cobra pelos nossos pecados, quem teria o direito de fazer isso? Ninguém tem o direito de "pescar" coisas do nosso passado.

(texto de Vanderlei Schach, Nova Ramada, RS)

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...