6 de novembro de 2011

O Maior Amigo (Pão Diário 06/11/11)

Leitura Bíblica: João 11.1-6
"Jã não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido" (Jo 15.15)

Como é bom saber que temos amigos e, mais ainda, que podemos contar com eles. Essa nossa habilidade de ter relacionamentos e ser amigo não vem de hoje. Jó, por exemplo, é mencionado na Bíblia como alguém que passou dificuldades terríveis, mas seus três amigos estiveram ao seu lado - apesar de não terem sido bons conselheiros. Mas interessante ainda é que amizade não está restrita somente à esfera humana. Abraão foi conhecido como amigo de Deus; Jesus também tinha amigos (foi até criticado por relacionar-se com pecadores) e no versículo em destaque vemos que ele mantinha um relacionamento de amizade com os seus discípulos.

Mas o que dizer do fato de Jesus parecer tão "tranquilo" com a notícia da doença de Lázaro? Seria realmente um amigo? Por que não fez nada? Porque não foi imediatamente resolver o problema? Geralmente são essas as perguntas que fazemos quando passamos por alguma dificuldade, não é mesmo? Mas não podemos esquecer que Jesus amava aquela família e também nos ama muito. Isto está muito claro na Bíblia. Além disso, podemos aprender aqui duas grandes e maravilhosas lições:

1) o verdadeiro amigo sabe a melhor hora de ajudar;

2) nossa amizade precisa glorificar o nome de Deus.

Você acha que foi fácil para Jesus esperar mais dois dias para só então começar a viagem até seu amigo, tendo poder para curá-lo inclusive à distância? Se aos olhos humanos ele demorou para atender Lázaro, assim fez porque foi preciso para a fé de seus seguidores e, principalmnete, para a glória do Pai. Por isso, nunca se esqueça: Jesus é o nosso melhor amigo!! Ele sabe o que é melhor para nossas vidas e nos atende em qualquer situação, conforme os propósitos de Deus.

(texto de Reginaldo P. de Morais, Curitiba, PR)

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...