5 de novembro de 2011

Aprenda a estimular a inteligência do seu filho

Por Renata Demôro
Hoje a escola corresponde apenas a uma pequena parte da rotina das crianças. Há aulas de inglês, informática, teatro, esportes e música. Mas é possível, na prática, estimular a inteligência dos filhos? Pesquisas dizem que sim. Estudo publicado na revista Psychological Science mostra que a formação musical pode melhorar em 90% a inteligência de crianças entre 4 e 6 anos, estimulando vocabulário, tempo de reação e precisão. 

De acordo com a educadora Andrea Ramal, autora do livro “Depende de você: Como fazer de seu filho uma história de sucesso” (Editora GEN, R$ 29, 222 páginas), “cursos extracurriculares são muito importantes para o desenvolvimento do intelecto infantil, mas é preciso saber dosar. Essas atividades não devem consumir todo o dia da criança, já que ela pode ficar cansada ou até mesmo sem tempo para o estudo”.

Quanto maior o envolvimento dos pais, maiores as notasAndrea explica que acompanhar os estudos dos filhos é fundamental para que ele seja um bom aluno. “Em países que se mantêm no topo da educação mundial, como Finlândia e Coreia do Sul, existe forte orientação das escolas para que os pais acompanhem o desenvolvimento educacional dos filhos. Estudos mostram que quanto mais os pais se envolvem, melhores serão as notas”.

A educadora explica que, até os 6 anos, as brincadeiras têm tudo que os filhos precisam para o  desenvolvimento psicomotor, mas é preciso estimular a sede por conhecimento desde cedo. “Pergunte como seu filho foi na escola, se aprendeu algo novo. Pais devem mostrar que valorizam o estudo e têm interesse pela vida educacional da criança”. A partir dos 6 anos, Andrea recomenda que os pais organizem o horário de estudo das crianças, reservando de 1 a 2 horas diárias para o conteúdo ensinado em sala de aula.

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...