26 de novembro de 2011

Escolhas (Pão Diário 26/11/11)

Leitura Bíblica: Jeremias 38.7-13; 39.11-18
"Quem acha a sua vida a perderá, e quem perdua a sua vida por minha causa a encontrará." (Mt 10.39)

Nossas decisões sempre trazem consequências. Algumas escolhas são difíceis, outras sem problemas. Hoje lemos de ums dos personagens bíblicos menos conhecidos. Ebede-Meleque, etíope, trabalhava no palácio de Zedequias, rei de Judá. Quando ouviu o profeta Jeremias, impressionou-se - e teve compaixão quando souve que o profeta fora atirado numa cisterna com autorização do rei. Então encarou o problema de livrar Jeremais daquele calabouço imundo. Tomou uma decisão. Talvez arriscando a sua vida, foi solicitar ao rei que mandasse tirar Jeremias da ciserna para que não morresse. Sua decisão teve ainda um segundo resultado - para ele! Pois Deus revelou a Jeremias que Ebede-Meleque não seria morto na terrível conflagração que viria logo mais destruir Jerusalém. isto seria o seu prêmio por confiar em Deus e tomar aquela atitude.

Como Jesus disse no versículo em destaque, Ebede-Meleqe ganhou a vida porque a "perdeu", escolhendo contra sua própria segurança. Quando falamos do evangelho e da justiça de Deus a alguém, sempre existe a possibilidade de uma rejeição agressiva, mas deixamos com a pessoa uma percela do conhecimento dos planos de Deus conosco, e o Senhor não deixará de recompensar esse ato. Obedecer a Cristo implica perder algo em troca da paz e da alegria em servir a Deus. Pense o quanto Pedro perdeu negando Jesus, mas quanto ganhou quando mais tarde pregou a Cristo com ousadia a multidões.

Quem trabalha fielmente em seu emprego, ganha a confiança do patrão. Quando na família deixamos de lado nossas preferências particulares para servir aos outros com amor, também ganharemos ao ver o benefício aos outros se multiplicando. No Calvário Jesus deixou-nos o exemplo máximo de perder para ganhar!

(texto de Teodoro Laskowski, Abbotsford, Canadá)

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...