Leitura Bíblica: Isaías 5.1-7
Agora cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil.
E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas.
Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.
Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas?
Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada;
E a tornarei em deserto; não será podada nem cavada; porém crescerão nela sarças e espinheiros; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela.
Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercesse juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor.
Versículo em destaque:
"Ele esperava que desse uvas boas, mas só deu uvas azedas." (Is 5.2)
Mensagem do dia
No texto de hoje verificamos que o dono da vinha preparou o terreno num local muito fértil, retirou do solo tudo o que podia prejudicar o desenvolvimento de sua plantação e usou mudas das melhores videiras. Preparou até um local para espremer os frutos, esperando colher boas uvas. Contudo, sua decepção foi grande: a vinha deu uvas azedas, imprestáveis.
Neste cântico, Deus usou a figura de uma vinha para descrever o povo de Israel e Judá. Os israelitas eram provenientes das melhores "videiras", pois descendiam de Abraão, Isaque e Jacó, pessoas que tiveram experiências marcantes com Deus. Além disso, o local onde foram "plantados" foi preparado com a expulsão de seus antigos moradores. O que Deus queria era que a sua "vinha" produzisse bons frutos, mas o problema foi que encontrou frutos, mas o problema foi que encontrou frutos indesejáveis. Por isso, Deus lançou uma sentença de juízo sobre aquele povo.
Paralelamente a isso, o Senhor Jesus Cristo diz com respeito aos cristãos: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda" (Jo 15.1-2). Assim sendo, o nosso Deus espera que cada um de seus filhos produza bons frutos, como justiça e retidão. Para que isso aconteça, precisamos estar ligados à videira, que é Jesus Cristo: "Vocês não podem dar fruto se não permanecerem em mim". Se não produzirmos bons frutos, corremos o mesmo risco da vinha retratada pelo profeta Isaías.
Portanto, se realmente quisermos dar frutos que glorifiquem a Deus, a condição primordial consiste em permanecer ligado a Jesus Cristo. Receberemos dele toda vitalidade para que os frutos de Deus em nós sejam constantes e abundantes.
(texto de MM)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração
A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...
-
É um sistema de notação musical usado para indicar através de símbolos gráficos ou letras os acordes a serem executados por um instrumento...
-
Recado às grávidas: som na caixa! Continuem ouvindo música sem achar que isso possa fazer mal ao seu bebê. Música durante ...
-
Venda Mesa de som da Yamaha 12/4. São 12 canais sendo 8 entradas balanceadas. Valor R$ 900,00 (pagto a vista). E-mail: cferreiramartins@g...
Nenhum comentário:
Postar um comentário