27 de abril de 2012

Necessidades (Pão Diário 27/4/12)

Leitura Bíblica: Êxodo 17.1-7
Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do SENHOR, e acampou em Refidim; e não havia ali água para o povo beber.
Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR?
Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?
E clamou Moisés ao SENHOR, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará.
Então disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.
Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.
E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós, ou não? 





Versículo em destaque:
"Eu sou o Senhor, o seu Deus, que o tirei da terra do Egito. Abra a sua boca, e eu o alimentarei". (Sl 81.10)

Mensagem do dia
Os israelitas haviam escapado da escravidão do Egito e agora atravessavam um deserto a caminho da terra que Deus lhes prometera. Seguiam as ordens de Deus, deslocando-se passo a passo e acampando onde fosse conveniente. Desta vez chegaram a um local onde não havia água para beber. Tente imaginar a viagem cansativa deles e que, ao pararem para descansar, não encontraram água! É terrível! O que fazer? Não seria o caso de perguntarem a Deus, que os conduzira até lá? Mas não se lembraram disso. Preferiram ir reclamar com Moisés, seu líder, acusando-o de os tirar do Egito para matá-los de sede. Alegavam que tinham água quando viviam como escravos. Parece que preferiam voltar a viver como escravos a ser livres. Nossa liberdade muitas vezes nos obriga a enfrentar e superar obstáculos. Temos de responder pela nossa própria vida. Ao mesmo tempo, aquele povo deveria ter-se lembrado de que na verdade não fora Moisés que os levara até lá, mas o próprio Deus, que também cuidaria deles ali. Moisés, como tinha fé no Senhor, colocou todos aqueles problemas diante dele. Deus então usou poderosamente Moisés e publicamente realizou o milagre de fazer sair da rocha água para o povo beber.

Deus tirou os israelitas do Egito e os deixou livres para viverem com ele ou não. Esquecendo-se disso, correram risco de morrer de sede enquanto Deus queria cuidar deles, se apenas confiassem nele. Ficam então aí algumas perguntas: Que lugar Deus ocupa na sua vida? O que você prefere - deixar-se levar como escravo por qualquer poder que queira controlar sua vida ou assumir a responsabilidade de confiar em Deus e no seu amor, submetendo-se voluntariamente a ele, indo para onde ele indica e deixando-o cuidar do que é necessário para você? A "água da rocha" no seu deserto vai depender da sua resposta.

(texto de ETS)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...