6 de abril de 2012

Está consumado! (Pão Diário 06/04/12)

Leitura Bíblica: João 19.28-30Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.
Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissope, lha chegaram à boca.
E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Versículo em destaque:
"Jesus bradou em alta voz: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito." Tendo dito isso, expirou. (Lc 23.46)

Mensagem do dia
Em minha família, realizávamos o culto doméstico todas as manhãs. Por ocasião da Páscoa, recordo que papai se emocionava com a exclamação de Jesus: "Está consumado!" - é interessante que somente o evangelho de João traz esta expressão. Naquela época, eu ficava mais admirado com as lágrimas que rolavam pela face de meu pai do que propriamente com a exclamação de Jesus. Hoje, ao analisá-la, confesso, é meu rosto que fica molhado de lágrimas. "Está consumado!" é uma expressão de vitória e satisfação por ter atingido o alvo - no caso de Jesus, a redenção efetivada.

segundo o registro dos evangelhos, quando Jesus disse isso eram tres horas da tarde. Como era possivel ele exclamar assim quando já na noite anterior o seu sofrimento foi tal que o seu suor se transformara em gotas de sangue? E o que dizer do julgamento injusto a que foi submetido? Além disso, foi cruelmente açoitado e colocram nele uma coroa de espinhos! Foi pregado na cruz, onde sofreu ainda mais para, afinal, esanguentado e em estado de completa exaustão, exclamar declarando sua alegria pelo cumprimento de sua missão! É possível?

Confesso que parei extasiado! Sabe, lá do alto da cruz Jesus fixou o seu olhar em nós, e com seu grito de alegria e vitória ele nos diz:

- O preço do perdão de seus pecados já foi pago! Agora, creiam em mim e no que fiz por vocês para que sejam livres e desfrutem da graça de Deus! Está consumado!

O apóstolo João diz mais uma coisa impressionanete: "Curvou a cabeça e entregou o espírito".

Após concluída sua tarefa, ele inclinou sua cabeça, assim como reclinamos a cabeça sobre o travesseiro para descansar, e entregou-se voluntariamente após ter cumprido tudo o que era necessário para nossa salvação. Que amor maravilhoso!

(texto de HM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...