22 de abril de 2012

Tiradentes (Pão Diário 21/4/12)

Leitura Bíblica: João 8.31-36

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. 



Versículo em destaque:
"Se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres" (Jo 8.36)

Mensagem do dia
Em 1789, alguns membros da elite mineira reuniram-se com o objetivo de conspirar contra a metrópole, Portugal, cuja política os prejudicava. Eles desejavam acabar com a exploração e sonhavam com a liberdade 0 o fim da dependência da metrópole. Como a Coroa Portuguesa não admitia oposição a seu poder, a conspiração acabou mal. Os inconfidentes foram traídos por dois deles, que não queriam correr riscos e preferiram o perdão de suas dívidas. Os líderes foram deportados e um homem, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, foi enforcado e esquartejado em 1792, para que sua morte servisse de exemplo. Ele e sua família foram considerados infames e sua casa foi destruída. Interessante que ele foi o único que não negou a participação na Inconfidência Mineira. Este evento foi um dos precursores da ideia de independência do Brasil, que ocorreu trinta anos depois. Alguém teve de morrer - Tiradentes, no caso - para que tivéssemos liberdade.

Isto faz lembrar outra morte e outra escravidão. Desde Adão, o homem é escravo do pecado: por ele dominado e sem conseguir escapar por si só. Esta escravidão o prejudica, atormenta, torna sua vida sem sentindo. É uma espécie de dependência, e parece não haver saída. Mas há: alguém morreu para libertá-lo. Na cruz, Jesus efetuou a libertação desta escravidão. Com isto, o homem pode escolher não pecar. Também houve um traidor, mas isso fazia parte do plano divino.

É claro que não podemos comparar Tiradentes a Jesus, até por que o Filho de Deus não permaneceu morto - ressuscitou e está vivo! Porém, há algo parecido neste dois eventos históricos: a relação entre a morte e a liberdade. Cristo morreu naquela cruz para que você fosse liberto da escravidão ao pecado - mas você precisa fazer esta escolha. Então, creia nisso, entregue sua vida a Deus e experimente a verdadeira liberdade vivendo segundo os padrões divinos.

(texto de VWR)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...