8 de abril de 2012

Esquecimento (Pão Diário 08/4/12)

Leitura Bíblica: Lucas 24.1-12
E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.
E acharam a pedra revolvida do sepulcro.
E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus.
E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes.
E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?
Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia,
Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite.
E lembraram-se das suas palavras.
E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais.
E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos.
E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram.
Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso.

Versículo em destaque:
"Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das ordenanças que pronunciou" (1Cr 16.12)

Mensagem do dia
No texto de hoje, Lucas nos relata como as mulheres foram ao túmulo de Jesus e não mais encontraram o seu corpo. Afinal de contas, era o terceiro dio desde sua morte e ele já havia ressuscitado, conforme prometera. Estavam buscando entre os mortos aquele que estava vivo. No seu caminho de ida ao sepulcro, as mulheres ainda tinham uma preocupação. Quem iria remover a pedra? Ou seja, a tampa da gruta onde Jesus deveria estar sepultado. Preocuparam-se sem necessidade. Essa situação se criou porque as mulheres esqueceram as palavras de Jesus. Elas também estavam perplexas, assustaram-se e não sabiam o que fazer. Tudo por causa do esquecimento.

Então foram lembradas por dois homens do que Jesus havia dito antes de ser morto injustamente: "É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia". Então sim, lembraram-se das palavras de Jesus.

Às vezes isso também acontece conosco. Sofremos desnecessariamente. Preocupamo-nos sobre quem vai tirar a pedra do nosso caminho, quando na verdade ela já foi removida. Buscamos coisas certas em lugares errados. Ficamos perplexos e nos assustamos diante de situações inesperadas. Na hora de tomar decisões, não sabemos o que fazer. No caso das mulheres, Jesus havia avisado o que estava por situações difíceis e desnecessárias quando esquecemos das orientações de Jesus.

Em geral não esquecemos coisas importantes, mas facilmente aquilo que nos importa menos. Se nos esquecemos de Jesus e de suas orientações, deve ser porque não parecem importantes para nós. "Por isso é preciso que pretemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos".

(texto de VS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...