12 de abril de 2012

Pobres ou Preguiçosos (Pão Diário 12/4/12)

Leitura Bíblica: Provérbio 6.1-11
Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho,
E te deixaste enredar pelas próprias palavras; e te prendeste nas palavras da tua boca;
Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, já que caíste nas mãos do teu companheiro: vai, humilha-te, e importuna o teu companheiro.
Não dês sono aos teus olhos, nem deixes adormecer as tuas pálpebras.
Livra-te, como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro.
Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.
Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador,
Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento.
O preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?
Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados;
Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado.
Versículo Bíblico:
"Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio!" (Pv 6.6)

Mensagem do dia:
A Bíblia não registra expressões de desprezo ou de repúdio aos pobres. Pelo contrário, ela tem palavras de consolo. No capítulo 23 do livro de Êxodo, Deus dá algumas orientações de como tratar os probres. O primeiro é não acompanhar a maioria em prejuízo do pobre; o segundo, não perverter o direito do pobre. No livro de Levítico, Deus determina que os pobres tenham o direito de colher as sobras nas plantações. No livro de Salmos, os pobres são lembrados com muito carinho. Salmo 41.1 diz: "Como é feliz aquele que se interessa pelo pobre." Em Salmo 72.13 lemos que Deus se compadece dos fracos e dos pobres. No Novo Testamento Jesus elogia a oferta da viúva pobre.

Já os preguiçosos não recebem nenhum elogio. Pelo contrário, são advertidos com muita severidade. Em 2Ts 3.10 temos uam repreensão dura: "Se alguém não quiser trabalhar, também não coma."

Certo rei propôs terminar com a classe pobre de seu reino. Decretou que todos os pobres, desempregados e súditos sem profissão fossem beneficiados com parte substanciosa do tesouro nacional. Foi então necessário aumentar os tributos sobre os que trabalhavam e produziam a riqueza do seu reino para distribuí-la entre os que o rei considerava pobres. Com o passar do tempo, no entanto,  percebeu-se que os pobres não diminuíram, mas os súditos preguiçosos e improdutivos aumentaram.

Nem toda pobreza é resultado de preguiça; caso contrário, a Bíblia não nos instruiria a ajudar os pobres, mas pobreza jamais será desculpa ou justificativa para preguiça.

Toda nossa vida depende da bondade de Deus, mas ser preguiçoso é abusar dela.  O sábio Salomão estava certíssimo em recomendar aos preguiçosos que fossem observar o procedimento da formiga para se tornarem sábios.

(texto de HM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...