7 de abril de 2012

Vigilantes Cegos (Pão Diário 07/04/12)

Leitura Bíblica: Mateus 27.26-43
Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.
E logo os soldados do presidente, conduzindo Jesus à audiência, reuniram junto dele toda a coorte.
E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate;
E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus.
E, cuspindo nele, tiraram-lhe a cana, e batiam-lhe com ela na cabeça.
E, depois de o haverem escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para ser crucificado.
E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz.
E, chegando ao lugar chamado Gólgota, que se diz: Lugar da Caveira,
Deram-lhe a beber vinagre misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber.
E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes.
E, assentados, o guardavam ali.
E por cima da sua cabeça puseram escrita a sua acusação: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS.
E foram crucificados com ele dois salteadores, um à direita, e outro à esquerda.
E os que passavam blasfemavam dele, meneando as cabeças,
E dizendo: Tu, que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo. Se és Filho de Deus, desce da cruz.
E da mesma maneira também os príncipes dos sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus, escarnecendo, diziam:
Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e crê-lo-emos.
Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus.

Versículo em destaque:
"Sentando-se, vigiavam-no ali." (Mt 27.36)

Mensagem do dia
Não foi esta a primeira vez que Jesus foi vigiado; aconteceu muitas vezes: os fariseus, para ver se ele curaria no sábado, para o acusarem; os sacerdotes, a fim de apanhá-lo em alguma palavra. O texto diz que os soldados o vigiavam; mas eles não entendiam que aquele era o maior momento da História da humanidade. Nunca houvera momento como esse - era um acontecimento de resultados eternos. E seus inimigos o vigiavam: a multidão, os soldados, os sacerdotes; todos viam somente três homens sobre três cruzes - nada mais! Vigilantes cegos, sem visão! Por sua morte, Jesus abriu as portas da vida eterna para aqueles que o confessam como Senhor e Salvador, e satisfez as exigências da lei de Deus. Ele carregava ali o pecado do mundo, mas, naquele momento, "os que passavam lançavam-lhe insultos, ... dizendo: ...'Desça da cruz, se é Filho de Deus!'".

Nada mudou desde que ele morreu! O homem é julgado pelo que ele pensa da cruz de Cristo, porém mesmo entre aqueles que se dizem cristãos, muitos respeitam a vida de Jesus, mas não dão importância à sua morte. Ainda gritam: "Desça da cruz!".

Todavia, o evangelho da cruz é tudo para aqueles que se reconhecem pecadores; é a cruz de Cristo que dá ao homem a convicção do próprio pecado. É Cristo "levantado da terra, que atrai todos os homens a si" (Jo 12.32). Escute suas palavras: "Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados" (Mt 26.28). O apóstolo Paulo ensinou a mesma verdade - "temos a redenção por meio de seu sangue" (Ef 1.7) e "agora... vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo" (Ef 2.13),

É maravilhoso o testemunho que o centurião deu sobre Jesus quando o viu morrer, dizendo "verdadeiramente este era o Filho de Deus" (Mt 27.54). E você, o que fará diante disto?

(texto de EOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...