9 de abril de 2012

No caminho (Pão diário 09/4/12)

Leitura Bíblica: Lucas 24.13-33
E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.
E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.
E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.
Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.
E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?
E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?
E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo;
E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.
E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.
É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro;
E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive.
E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram.
E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?
E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.
E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.
E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu.
Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes.
E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?
E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles,

Versículo em destaque:
"Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham?" (Lc 24.17)

Mensagem do dia:
Depois de todo aquele alvoroço que culminou com a crucificação e sepultamento de Jesus, dois de seus seguidores fizeram uma viagem até Emaús. Estavam decepcionados e já não tinham esperança. Tudo parecia ter acabado. Antes de partirem, souberam que algumas mulheres tinham ido até o sepulcro onde havia sido colocado o corpo do Mestre e encontraram removida a grande pedra que fechava a entrada. No lugar onde o corpo havia sido colocado elas viram anjos que anunciaram a ressureição de Jesus.

Apesar das boas notícias, prosseguiram sua viagem, conversando sobre os eventos do último final de semana em Jerusalém. De repente, um terceiro personagem junta-se a eles e pergunta pela razão daquela conversa. Os dois estranham. Pode alguém em Jerusalém não saber o que aconteceu com Jesus, o nazareno? Eles relatam os fatos ao estranho e explicam sua desilusão: "Nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção à Israel".

Curiosamente, o estranho começou a explicar aos dois que, segundo as profecias, aquele sofrimento fazia parte da missão de Cristo, o Messias esperado por Israel. Aquele que os dois julgam tratar-se de um desinformado é que lhes traz todas as informações. Os dois passam a sentir algo novo quando compreendem o cumprimento das profecias em Jesus. Depois, seus olhos são desvendados e eles reconhecem nele o Cristo de Deus, realmente ressuscitado.

Muitas vezes, estamos cegos como aqueles discípulos e não reconhecemos Jesus mesmo que ele caminhe ao nosso lado. Não queremos crer na Bíblia, nem confiar a ele nossa vida. Nossos conceitos sobre religião impedem que tenhamos um relacionamento com Deus. Mas tudo muda quando conhecemos Jesus e através dele temos um encontro com Deus. Você já teve esta experiência? Via continuar caminhando sem Deus ou ao lado dele?

(texto de HM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...