2 de abril de 2012

Confiança (Pão Diário 02/04/12)

Leitura Bíblica: 2 Crônicas 20.1-12
E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá.
Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.
Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá.
E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao SENHOR.
E pôs-se Jeosafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do SENHOR, diante do pátio novo.
E disse: Ah! SENHOR Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir.
Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?
E habitaram nela e edificaram-te nela um santuário ao teu nome, dizendo:
Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.
Agora, pois, eis que os filhos de Amom, e de Moabe e os das montanhas de Seir, pelos quais não permitiste passar a Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram,
Eis que nos dão o pago, vindo para lançar-nos fora da tua herança, que nos fizeste herdar.
Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.

Versículo em destaque:
"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra." (2 Cr 7.14)

Mensagem do dia
Quando passamos por dificuldades e parece que uma nuvem escura está impedindo nossa visão, o que fazemos? A quem procuramos para nos socorrer e nos ajudar a enxergar a solução?

Josafá foi rei em Judá entre 870 e 849 a.C. Durante seu governo, reis de nações vizinhas quiseram tomar o pequeno estado de Judá. Certo dia ele soube que os exércitos de Amom e Moabe estava próximos da sua capital e iriam atacá-la em breve. O que ele deveria fazer? Como se defender com um exército tão pequeno?

Talvez ele tenha se lembrado da promessa feita ao seu antepassado Salomão: Deus disse que responderia a oração daqueles que se humilhassem e buscassem, deixando de fazer o que não lhe agrada. Josafá e o povo reconheceram sua fragilidade e oraram a Deus, dizendo que não sabiam o que fazer, mas que confiavam nele. O Senhoros ajudou, fazendo com que os exércitos inimigos fossem aniquilados. O fato de Judá ter reconhecido diante de Deus sua fragilidade, sua falta de entendimento com a situação de guerra e a sua necessidade do auxílio divino fez toda a diferença.

Quantas vezes nós, ao invés de simplesmente confiarmos nas promessas de Deus, pensamos que precisamos ainda fazer mais alguma coisa para agradá-lo? Achamos que confiar em Deus é muito pouco e que nada vai acontecer se nós mesmos, com nossas próprias mãos, naõ fizermos algo concreto para ajudar Deus agir. Precisamos reconhecer diante de Deus que somos incapazes de resolver nossos problemas sozinhos. Então, diga a Deus em oração: "Eu não sei o que fazer, mas confio em ti, meu Deus! Eu não sei qual caminho seguir, mas quero enxergar a tua direção!".

(texto de AS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...