28 de setembro de 2011

Sabão em Pó? (Pão Diário 28/9/11)

Leitura Bíblica: Salmo 51.1-19
"Lava-me de toda a culpa e purifica-me do meu pecado." (Sl 51.2)

A tarefa doméstica de lavar as roupas tem-se tornado cada vez mais fácil graças ao sabão em pó. As propagandas deste produto são muito convincentes: prometem limpar todas as fibras da roupa com o mínimo de esforço. Mas o que o sabão em pó tem a ver com a leitura de hoje?

Pois bem, este salmo foi escrito pelo rei Davi em um momento de grande angústia. Ele havia acabado de ser repreendido pelo profeta Natã (2Sm 12.1-14) e sua consciência estava pesada. Sentindo-se culpado e não tendo mais como esconder seu pecado, Davi resolve confessá-lo e clama a Deus, pedindo que seja misericordioso. Após a confissão e o arrependimento, expressa a Deus o seu desejo de ser lavado e de se tornar puro novamente. Alguns versículos adiante ele repete: LAVE-ME!. O que deve ser levado em consideração aqui não é apenas a necessidade de limpeza, mas o modo como teria de ser feita.

Davi está pedindo que Deus o lave como se lava uma roupa, isto é, com profundidade, e não superficialmente como se lava um prato. nos tempos bíblicos não havia sabão em pó para limpar todas as fibras. A sujeira era removida pela água ou esfregando muitas vezes as roupas nas pedras até ficarem limpas. Davi precisava de uma lavagem intensa: Deus tinha de trabalhar nova e profundamente na vida do rei para que este fosse purificado.

Além de desejaar a remoção da sujeira - seus erros e sua culpa - Davi também pede a Deus uma mente pura e um espírito inabalável e pronto a obedecer. Somente então o Senhor se agradariaa novamente dos sacrifícios sobre o altar, ou seja, dos atos de adoração de Davi. Deus está sempre pronto a nos perdoar e nos purificar. quando demonstramos arrependimento e confessamos nossos erros a ele, o "sabão em pó divino" entra em ação. Então, seja qual for o seu pecado, peça perdão e acerte sua vida com o Criador.

(texto de Cristhian M. Wondracek, Sen. Salgado Filho, RS)

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...