4 de setembro de 2011

Formação de Acordes (Tríades Maiores)


FORMAÇÃO DE ACORDES
Acorde é uma combinação de 3 ou mais notas. Quando for combinação de 3 notas, chamamos de tríades, é utilizado na formação dos acordes maiores, menores, aumentados e diminutos. Quando for combinação de 4 notas, chamamos de tétrade, utilizado na formação dos acordes com 7 (acordes com sétima), com 6 (acordes com sexta), com 9 (acordes com nona), etc....
A seqüência Dó, Dó#, Ré, Ré#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol#, Lá, Lá#, Si e Dó chamamos de “escala cromática” e a seqüência Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si (sem os acidentes), chama-se “escala de Dó” ou “escala natural”. Esta “escala natural” usaremos como base/exemplo para demonstrar a formação das TRÍADES MAIORES.
Para que você entenda melhor sobre a formação dos acordes, você tem que entender sobre a formação da escala maior. Pois ela é a base. Os intervalos são simbolizados com os algarismos romanos. Veja:
Vamos formar o acorde maior ou tríade maior.
Vamos formar o acorde maior. A regra é pegar-mos a “I”(primeira nota), “III”(terceira nota) e a “V”(quinta nota) da escala maior. A “I” será a nota tônica, a “III” indicará se o acorde é maior ou menor e a “V” indicará se é aumentado ou diminuto(combinando com a terceira).Veja a formação do acorde “C“(dó maior):


Essa combinação tem que ter o intervalo de 2 tons da “I”(primeira) para a “III“(terceira) e 1 tom e meio da “III“(terceira) para a “V“(quinta).
Teremos que repetir os intervalos, sempre iniciando na tônica (I grau). Isso se repetirá em todas as notas. Assim conseguiremos formar todos os acordes maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...