3 de setembro de 2011

Caminhos (Pão Diário - 03/9/11)

Leitura Bíblica: Salmo 1
"Feliz é aquele que confia no Senhor". (Pv 16.20b)

A coletânea dos Salmos é o maior livro da Bíblia: são 150 louvores e orações a Deus sobre vários assuntos.

O texto de hoje já foi considerado " o salmo dos salmos". Ele apresenta os dois caminhos que um homem pode seguir e, implícita, a necessidade de escolha. O salmista fala da felicidade de quem segue a Deus - "Como é feliz" é semelhante à expressão "bem-aventurado".

Para alcançar tal felicidade, que ultrapassa definições em palavras, é preciso escolher o caminho certo e não fazer o que as pessoas sem Deus fazem - no v1, há três expressões negativas que fazem parte da vida de quem prefere seguir seu próprio caminho sem a interferência de Deus. No início do salmo os dois caminhos já estão claros.

O que importa para Deus é "aquele" - o homem. Ele deseja intensamente que evitemos o caminho errado e sigamos sua orientação por meio de sua Palavra (v2). Quem escolhe este caminho tem uma vida realmente feliz e frutífera, porque permanece à beira da fonte divina (v3). Assim é a vida do justo.

Já o ímpio (pessoa sem Deus) é como "palha" levada por qualquer vento. Sua vida, guiada por dua própria vontade e conceitos, não será aprovada por Deus no julgamento final. Quem escolhe este caminho já está condenado porque não crê em Jesus Cristo, o Redentor prometido e enciado ao mundo para restaurar o relacionamento entre Deus e o homem, rompido com a desobediência (Gn 3).

Os dois caminhos são descritos no salmo - agora nos resta uma escolha. Precisamos decidir se vamos seguir nossos próprios pensamentos ou os ensinos registrados pelo Senhor na Bíblia; escolher a vidasem Deus e centrada em nós mesmos ou a vida orientada por Deus e dedicada a Ele. Se ainda não tem a vida dirigida por Deus, escolha o caminho de Cristo, lembrando que feliz é aquele que confia no Senhor e pratica o que está registrado em sua Palavra.

(texto de Teodoro Laskowski, Abbotsford, Canadá)

obs.: Nossas atitudes no dia-a-dia demonstram qual caminho estamos seguindo. Portanto, observe suas atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...