1 de setembro de 2011

Cobrar (Pão Diário - 02/9/11)

Leitura Bíblica: 2 Reis 5.19b-27
"Vocês receberam de graça; dêem também de graça". (Mt 10.8b)

Quando eu e minha irmã éramos crianças, meu pai escreveu e ilustrou pequenos livros para nós. Num deles citou algumas coisas que desejava para minha vida; uma era que eu não me tornasse uma pessoa mesquinha. Anos mais tarde, lendo os livrinhos, esta parte me marcou. Por que aquela preocupação?

Ele sabia o quanto a área financeira é perigosa - uma das maiores tentações para o homem. Hoje, mais que fazer a vontade do meu pai terreno, busco sempre fazer a vontade do Pai celestial, que adverte em sua Palavra quanto ao perigo da avareza, da cobiça, da ambição, enfim, do uso egoísta dos bens materiais que ele nos dá.

O texto de hoje faz lembrar que estas falhas também acontecem na vida de servos de Deus. Eliseu não aceitou nenhum pagamento pela cura de Naamã, mas Geazi não compreendeu nem aceitou a recusa. Talvez tenha pensado: "Mas ele ofereceu um bom pagamento! Pensando bem, estou precisando comprar alguma coisa... Quem sabe se eu fosse até lá e pedisse só um pouquinho para mim... Eliseu não precisa saber de nada..." E lá se foi Geazi, correndo para tirar proveito da situação. Mentiu duas vezes, tentou esconder o que tinha recebido - como se Deus não soubesse de tudo. Por fim, foi punido com a doença da qual Naamã fora curado. E agora, doente, nem podeia desfrutar a riqueza que tinha obtido tão indignamente. Esta história ficou registrada para que aprendêssemos a não agir por ganância, como Geazi. Também mostra que a desobediência a Deus sempre tem consequências.

Alguma vez você pagou por algo que recebeu de Deus?

Tudo que recebemos dele é resultado de sua graça e é de graça. Se assim recebemos, é gratuitamente que devemos dar. Apesar de alguns por aí ensinarem o contrário, não podemos comprar as bênçãos de Dues, nem mesmo cobrar por elas quando Deus nos usa como instrumentos. Agrade a Deus também na área financeira!!!

(texto de Vanesa Weiler Ribas, Ijuí, RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...