17 de setembro de 2011

Consolo (Pão Diário - 17/9/11)

Leitura Bíblica: Jó 2.11-13
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericódias e Deus de toda consolação." (2Co 1.3)

Muitas tragédias têm acontecido nestes últimos tempos - toda hora ouvimos de algum novo acidente ou desastre natural. Elas atingem igualmente ricos e pobres, doutores e analfabetos, cristãos e pessoas sem Deus.

Só consegue entender a dor daquele momento e da vida subsequente quem já passou por algo semelhante - ou apenas Deus. Alguns acham que precisam falar alguma coisa e pronunciam palavras bonitas, óbvias ou acusadoras, ditas apenas para não deixar aquele momento "passar em branco". Porém, isso só aumenta a dor da pessoa que já está sofrendo. Se quisermos consolar de verdade, precisamos pedir a Deus que nos dê as palavras certas, pois ele é o Deus de toda consolação. Hoje lemos sobre os amigos de Jó, que vieram consolá-lo depois que souberam da tragédia que se abateu sobre sua vida. A melhor atitude que tiveram foi quando ficaram sete dias sofrendo com ele, sem dizer nada. Quando começaram a falar, em vez de consolar e confortar, só causaram mais dor e perturbação.

Quem sofre precisa ter alguém junto de si para ter amparo e ser fortalecido. Há, também, outro propósito em ser consolado. Leia novamente o versículo em destaque. Em sua sequência, Paulo escreve que Deus "nos consola em todas as tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por atribulações" (2 Co 1.4). Este texto ensina que a pessoa que está passando por algum problema ou circunstância adversa será consolada por Deus para também consolar outras pessoas que estão passando por situação semelhante.

O Senhor é Deus de toda consolação, não só de alguma; por isso, se você está passando por um momento difícil em sua vida, busque consolo em Deus. Exponha o que está sentindo e ele responderá com as palavras que você precisa ouvir - ou usará outra pessoa para isso.

(texto de Hans Kellert, Curitiba, PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...