11 de setembro de 2011

Acusação (Pão Diário 11/9/11)

Leitura Bíblica: João 8.1-11
"Como você pode dizer ao seu irmão: Deixe-me tirar o cisco do seu olho, quando há uma viga no seu? (Mt 7.4)

O ser humano sabe exatamento o que está errado - na vida dos outros, não na sua. Facilmente julgamos e acusamos os outros - se alguém agiu errado, merece punição. Não foi assim no episódio narrado no texto de hoje?

Alguns homens muitos respeitados trouxeram a Cristo uma mulher adúltera - para eles, uma "pecadora" que merecia a morte. Eles queriam mesmo era pôr Jesus à prova: será que ele era amigos dos "pecadores" ou dos que levavam a sério os mandamentos de Deus?

Conhecendo sua intenções, Jesus permite o apedrejamento, mas com a condição de que aquele que iniciasse a punição fosse uma pessoa sem falhas. Ninguém poderia executar a Lei, a não ser o próprio Cristo. Todos foram desmascarados, e um a um foram embora conscientes de sua condiação - eram tão pecadores quanto ela.

Frequentemente esquecemos que todos somos pecadores (Rm 3.23). Acusamos os outros por seus erros, mas também cometemos os nossos. Quando Deus nos mostra a verdade, temos de deixar nossa postura arrogante e pedir perdão ao Senhor por nossos erros. Aquela mulher foi perdoada por Cristo e recebeu uma nova chance: a possibilidade de uma vida diferente.

Assim também é conosco. Quando paramos de julgar os outros e passamos a olhar para nossa própria ivda, descobrimos que ainda há tanta coisa que desagrada a Deus e precisa ser abandonada. Precisamos entregar tudo ao único Juiz, confessar nossos erros e pedir seu perdão. Aos poucos, Deus vai transformando nossa vida -  não para que sejamos melhores que os outros, mas para que possamos viver pela graça, conscientes de nossas falhas. À medida que isso acontece, paramos de julgar os outros, tão pecadores quanto nós.

A partir de hoje, antes de acusar alguém, lembre-se de que você também erra e é tão dependente da graça divina quanto qualquer outra pessoa. Dê uma nova chance aos outros, assim como Deus nos dá também.


(texto de Vanessa Welie Ribas, Ijui, RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...