15 de setembro de 2011

Relacionamentos (Pão Diário - 15/9/11)

Leitura Bíblica: Tito 2.1-8
"Não repreenda o homem idoso, mas exorte-se como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos, as mulheres idosas como a mães, e as moças como a irmãs, com toda pureza." ( 1Tm 5.1-2)

No texto de hoje, Paulo dá várias instruções a Tito sobre o que ensinar às pessoas com as quais ele se relacionava. Primeiro lembra como deve ser o cristão - de acordo com a doutrina correta, sem acréscimos de opiniões pessoais, falsas interpretações ou novas revelações. Depois lista as faixas etárias e dá opiniões sobre cada uma delas. É interessante ver o que Deus requer dos jovens e idosos e quais as necessidades dessas pessoas a levar em conta quando nos relacionamos com elas.

No versículo em destaque aprendemos que devemos considerar aqueles com quem temos de nos relacionar como se fossem de nossa família. Isso muda tudo! Por exemplo, ao perceber um senhor fazendo algo errado, vou aconselhá-lo como faria com meu próprio pai - com todo respeito e carinho. Não vou ser rude, pois não faria isso com um parente. Aliás, esse texto faz pensar como estamos tratando nossos familiares. Se não tivermos bons relacionamentos em nossa casa, como vamos lidar com desconhecidos ou com pessoas com as quais não temos muita proximidade?

Como, então, ter bons relacionamentos? Considerando as necessidades das pessoas e também aquilo que Deus espera de cada um de nós nas diversas fases da vida. Tratar as pessoas como se fossom nossos familiares significa demonstrar amor. Paulo acrescenta que é preciso que tenhamos um procedimento exemplar - não importa qual seja nossa idade. Se praticarmos boas obras e nosso ensino for baseado na Palavra de Deus, ninguém terá como fazer qualquer acusação contra nós. E será só com uma vida dedicada a Deus e coerente com nosso ensino que as pessoas ouvirão o que dissermos.

(texto de Vanessa Weiler Ribas, Ijuí, RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...