30 de março de 2012

Porta Voz (Pão Diário 30/3/12)

Leitura Bíblica: Êxodo 6:28 - 7:2
E aconteceu que naquele dia, quando o SENHOR falou a Moisés na terra do Egito,
Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra.

Versículo em destaque:
"Jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo." (2Pe 1.21)

Mensagem do dia
Se escolhêssemos um dos dois irmãos para servi-nos de exemplo seria Moisés ou Arão? Conhecendo um pouco da história de ambos, nossa preferência seia o primeiro. A sua dedicação a Deus nos impressiona; Arão parace bem mais instável quanto a isso. Entretanto, o texto lido apresenta um aspecto em que devemos imitar Arão, o porta-voz de seu irmão. Deus o incumbiu do dever de falar para o faraó o governante do Egito, unicamente aquilo que Moisé recebesse de Deus. Arão recebeu o cargo de boa vontade e também aceitou a liderença de seu irmão mais novo. Entregou-se a transmitir exatamente a mensagem divina, até quando ela trouxesse horríveis tragédias ao povo egípcio.

Porém, esqueceu-se de sua tarefa quando ficou responsável pelo povo no deserto na ocasião em que Moisés subiu o monte para encontrar-se com Deus e receber a sua Lei. Ele falhou quando atendeu à voz dos israelitas e fez um bezerro de ouro para agradá-los. Se falasse o que sabia que Moisés teria respondido em tal caso, evitaria a desobediência ao Senhor e a repreensão dada pelo irmão. Este episódio ensina que não devemos deixar-nos levar pelas circunstâncias, mas conservar-nos fiéis à palavra de Deus para governar nossa vida e nosso lar.

Sigamos o exemplo dos escritores bíblicos. Receberam de Deus suas mensagens inspirados pelo Espírito Santo e redigiram os textos que compõem a Bíblia - e estes permancem até hoje. Nunca se gloriaram da sua erudição nem lamentaram sua falta. Principalmente devemos imitar Jesus, que falava tudo aquilo que o Pai determinava. Seja a Palavra de Deus sempre a nossa fonte de expressão, como porta-vozes do Senhor. Para tanto, é necessário que leiamos a Bíblica frequentemente, meditando nela e memorizando seu conteúdo.

(texto de TL)

Um comentário:

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...