19 de março de 2012

Na doença (Pão Diário 19/03/12)

Leitura Bíblica: Salmo 16.1-11
[Mictão de Davi] Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio.
A minha alma disse ao SENHOR: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença,
Mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer.
As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios.
O SENHOR é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte.
As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança.
Louvarei ao SENHOR que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite.
Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.
Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.
Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.
Versículo em destaque:
"O espírito do homem o sustenta na doença, mas o espírito deprimido, quem o levantará?" (Pv 18.14)

Mensagem do dia:
Aparentemente não existe nada que abale mais o ser humano do que a enfermidade. Quando estamos doentes sentimo-nos pequenos, desprotegidos e assustados. Mas até mesmo na doença temos esperança quando buscamos a presença de Deus. Ele fortalece nosso espírito, sustentando-nos nas piores condições. Quando buscamos o Senhor e o temos ao nosso lado, não seremos abalados. Deus promete nos munir de forças para suportar a doença. Ele afofa a nossa cama. A alegria da presença de Deus inunda nosso coração e, como diz o v 9: " Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranquilo."

Realmente é na hora da enfermidade que experimentamos a verdadeira convicção de que só Deus pode cuidar de nós. Mesmo se tivermos todos os recursos da Medicina à nossa disposição, nossa verdadeira esperança é somente Deus. Ele realmente pode nos guardar seguros. O salmista faz um pedido que precisamos repetir: "Protege-me, ó Deus, pois em ti me refugio". Ele clama ao Senhor: "Guarda-me ó Deus."

A pior doença não é a física, mas a espiritual. Quem não tem Deus sofre de uma enfermidade que abate muito mais do que qualquer outra coisa. A carência espiritual derruba mais do que uma doença física. Deus é nosso maior tesouro. Não existe outro bem comparável ao Senhor. Por isso precisamos buscar a Deus em todo o tempo e lembrar que Deus não nos guarda apenas na enfermidade: ele está presente durante todo o curso de nossa vida, mas a certeza da sua proteção só têm aqueles que nele confiam de todo o coração e nele se refugiam. Davi, além de confiar em que Deus cuidaria de seu corpo, também tinha como esperança a certeza da salvação eterna, que o lebertava de toda ansiedade e temor. Mesmo o túmulo não seria o fim em sua vida. Ele diz;" Não me abandonarás no sepulcro". Ele tinha convicção de que naõ permaneceria para sempre na morte.

(texto de HSG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...