9 de março de 2012

Fome Espiritual (Pão Diário 09/03/12)

Leitura Bíblica: Amós 8.7-14
Jurou o SENHOR pela glória de Jacó: Eu não me esquecerei de todas as suas obras para sempre.
Por causa disto não estremecerá a terra, e não chorará todo aquele que nela habita? Certamente levantar-se-á toda ela como o grande rio, e será agitada, e baixará como o rio do Egito.
E sucederá que, naquele dia, diz o Senhor DEUS, farei que o sol se ponha ao meio dia, e a terra se entenebreça no dia claro.
E tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; e porei pano de saco sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como luto por um filho único, e o seu fim como dia de amarguras.
Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.
E irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do SENHOR, mas não a acharão.
Naquele dia as virgens formosas e os jovens desmaiarão de sede.
Os que juram pela culpa de Samaria, dizendo: Vive o teu deus, ó Dã; e vive o caminho de Berseba; esses mesmos cairão, e não se levantarão jamais.

Versículo em destaque:
" Estão chegando os dias... em que enviarei fome a toda essa terra." (Am 8.11)

Mensagem do dia
Estas palavras foram proferidas pelo profeta Amós cerca de 750 anos antes de Cristo, e parece que estamos novamente observando nos dias atuais o seu cumprimento. Mesmo nas igrejas espalha-se uma assustadora seca espiritual. É verdade que existem movimentos, igrejas e comunidades que vivem abarrotados de gente, em que muitos esperam encontrar algo diferente que traga um pouco de esperança. São multidões famintas acotovelando-se em busca de curas, milagres e prosperidade.

Contudo, muito do que está sendo oferecido não é o verdadeiro pão enviado do céu, não produzirá vida, mas causará anemia espiritual: "O pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo" (Jo 6.33). Do mesmo modo como Deus enviou o maná diariamente para o povo de Israel quando peregrinava pelo deserto, Jesus Cristo desceu até nós como o pão vivo para sustentar o nosso espírito hoje e sempre.

Portanto, pode haver curas, manifestações, sinais e prodígios, promessas de prosperidade, empolgação, bandas animadas e todo um aparato litúrgico que impressiona, mas se Jesus Cristo, o verdadeiro pão que sacia a fome espiritual, não for o foco de tudo, nada daquilo terá valor. Não passa de ruído, conforme o mesmo profeta Amós denuncia em Am 5.23-24.

Amós advertiu que esse alimento, a Palavra de Deus, poderia ficar escassa e difícil de encontrar. Hoje ela está amplamente disponível, anunciando que Jesus Cristo é o pão de Deus que sacia a fome espiritual. Não seja vítima de raquitismo espiritual, famindo do verdadeiro pão de Deus.

Faça como o povo de Israel no deserto fez com o pão físico: recolha cada dia da Palavra de Deus, a Bíblia, a sua porção do verdadeiro alimento espiritual.

(texto de MM)

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...