18 de março de 2012

Deus ouve? (Pão Diário 17/03/12)

Leitura Bíblica: Mateus 6.5-6
E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
Versículo em destaque:
"Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados: tu os reanimas e atendes ao seu clamor." (Sl 10.17)

Mensagem do dia
Como Deus consegue ouvir tantas pessoas falando ao mesmo tempo, em diversas línguas? Muitos acreditam que não é possível e preferem não incomodar um Deus tão ocupado por pensarem que ele não se importa com seus problemas.

Hoje lemos que Deus ouve uma oração feira num quarto fechado - ou em qualquer outro lugar. Ele nos ouve onde estivermos: no meio da multidão, caminhando na rua, no banheiro, dentro de um avião e até mesmo na situação de Jonas, dentro de um grande peixe. Não há qualquer limitação para a atenção de Deus, já que ele é onipresente. Nós é que tentamos chamar sua atenção com atos exteriores - orar em voz alta, com as mãos levantadas, em pé ou de joelhos... Esquecemos que não é a forma que importa na oração, mas a comunicação. No texto de hoje, os hipócritas são condenados por buscar o louvor dos homens, e não um relacionamento com o Senhor. Deus não se impressiona com nossos rituais - de nada adianta acordar cedo e orar por muito tempo e nosso coração não estiver conectado com Ele. A questão não é a forma ou o lugar da oração, mas a intimidade com Deus. Se estou buscando sinceramente comunicar-me com o Senhor, qualquer lugar serve - se for mais secreto, melhor: não terei distrações.

Deus me ouve, seja qual for meu problema ou por mais insignificante que possa parecer meu pedido ou agradecimento. Ele não classifica nossas orações por importância ou prioiridade - nossa comunicação com ele é o que mais interessa. Ele deseja ter um relacionamento conosco, uma amizade profunda. E amigos íntimos compartilham tudo! Deus no ouve! Precisamos criar o hábito de conversar com ele sobre tudo, onde estivermos, sem que isso se torne uma rotina sem sentido. Oração é diálogo, é relacionamento. Não precisamos gritar para chamar a atenção do Senhor - ele está sempre disposto a ouvir aqueles a quem ama.

(texto de VWR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...